Bibliotecas - Cultura - Santa Casa da Misericórdia do Porto

Cultura

http://www.scmp.pt/assets/misc/img/Cultura/HEL_2671.jpg
http://www.scmp.pt/assets/misc/img/Cultura/Centro%20Hospitalar%20Conde%20de%20Ferreira%20-%20Vista%20geral%20da%20Biblioteca.jpg
share print
Bibliotecas
A Misericórdia do Porto possui duas Bibliotecas, uma na Casa da Prelada, outra no Centro Hospitalar Conde de Ferreira

O acervo documental da Misericórdia do Porto é constituído por toda a documentação reunida pela Misericórdia no exercício da sua atividade, independentemente do suporte, do formato ou da data, ou por instituições extintas que também lhe pertenceram.

A documentação é conservada para servir de testemunho, prova ou informação e como consequência das atribuições genéricas de recolha, tratamento e difusão que incumbem ao Serviço de Arquivo, sob a tutela da Área da Cultura.

Compete ao Arquivo Histórico a gestão da documentação com valor secundário ou permanente, tendo presente princípios de eficácia, economia e racionalidade.

Cabe ao Arquivo Histórico receber, avaliar, tratar, organizar e criar instrumentos de acesso à documentação, criar condições de acessibilidade do público aos documentos e promover a divulgação do acervo documental da Misericórdia através da publicação de inventários, de trabalhos científicos e da realização de exposições.

Nas salas de leitura, o acesso à informação é feito através da consulta direta da documentação ou da digitalização. Este serviço conta com apoio técnico especializado. No sentido de proporcionar um melhor e mais completo apoio aos utilizadores, o Arquivo Histórico integra uma biblioteca de acesso livre, em permanente crescimento, especializada sobretudo nos seguintes temas: Misericórdias; História da Cidade do Porto; História da Arte.

Sobre a Santa Casa da Misericórdia do Porto, salientamos a seguinte bibliografia: Artigos científicos, publicações editadas pela Misericórdia do Porto e teses.

O acesso à Biblioteca e às Salas de Leitura é gratuito.
De segunda-feira a sexta-feira, das 09h15 às 12h15 e das 14h15 às 17h15. Encontra-se encerrado aos sábados, domingos e feriados, e no dia 24 de dezembro.

A Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira está integrada no edifício do Hospital, inaugurado em 1883, embora a sua organização seja um pouco mais tardia, tendo ocorrido em 1909, sob a responsabilidade do então Director Clínico Júlio de Matos.
Nesta biblioteca, após a criação da Faculdade de Medicina do Porto (1911), realizavam-se palestras semanais da especialidade.
Depositária de um notável acervo bibliográfico, documental e iconográfico, a Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira é uma biblioteca especializada no domínio das Ciências da Saúde, com grande destaque para as áreas da Psiquiatria e da Psicologia.
Posteriormente foi enriquecida com a doação da livraria particular de Magalhães Lemos, Diretor Clínico do hospital.
Atualmente, a Biblioteca é detentora de uma significativa herança histórico-cultural, constituída pelo seu fundo antigo, organizado em núcleos temáticos intimamente ligados à própria evolução histórica da Psiquiatria em Portugal.
A Biblioteca do Centro Hospitalar Conde de Ferreira dispõe ainda, nesta área temática, de um fundo geral atualizado, constituído por monografias, séries monográficas, obras de referência e publicações periódicas, que continuará a enriquecer.


top bot