Valências e respostas sociais - Ensino Especial - Santa Casa da Misericórdia do Porto

Ensino Especial

http://www.scmp.pt/assets/misc/img/ensino/0067.jpg
share print
Valências e respostas sociais

Actualmente, o CIAD possui as seguintes valências:

Centro de Actividades Ocupacionais - As Actividades Ocupacionais destinam-se a pessoas com deficiência grave, com idade igual ou superior a 16 anos, cujas capacidades não permitam, temporária ou permanentemente, o exercício de uma actividade produtiva. No CIAD são disponibilizadas as áreas de Bem-Estar e Cuidados Básicos; Lavores e Tecelagem; Madeiras, Olaria e Reciclagem e Expressão Plástica.

Lar de Apoio - O Lar de Apoio é uma resposta social desenvolvida em equipamento, destinada a acolher crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, com necessidades educativas específicas, que necessitem de frequentar estruturas de apoio situadas longe dos locais da sua residência habitual. Destinam-se, ainda, a apoiar situações que, por comprovadas necessidades familiares, precisem, temporariamente, de resposta substitutiva da família.

Acolhimento Temporário - O acolhimento temporário é uma modalidade de acolhimento de curto prazo para clientes jovens ou adultos, com necessidades educativas específicas, respondendo a possíveis necessidades familiares.

Escola de Ensino Especial - Destina-se a alunos com necessidades educativas especiais, dos 6 aos 18 anos, e visa a promoção do desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos e a sua inserção social. Presta apoio individualizado e personalizado, de acordo com as suas capacidades e características específicas, proporcionando experiências diversificadas e enriquecedoras, abrangendo as seguintes áreas de desenvolvimento: Independência Pessoal, Comunicação, Motricidade, Socialização, Académica, Tempos Livres e lazer, Vocacional/Ocupacional.

Imprensa Braille (Centro Professor Albuquerque e Castro) - O Centro Professor Albuquerque e Castro (CPAC) tem como objectivo a produção em Braille de materiais diversos, que possam contribuir para uma integração do cidadão cego, visando uma cidadania plena.

Formação Profissional - A Formação Profissional do CIAD é vocacionada para o desenvolvimento de cursos de Formação especialmente destinados a pessoas com deficiência e incapacidades ou outros problemas no domínio da inserção socioprofissional, a partir dos 16 anos. São disponibilizados os cursos Jardinagem (em funcionamento), Actividades de Vida Diária (aprovado) e Massagista (aprovado).

top bot