Quinta da Prelada - Lazer - Santa Casa da Misericórdia do Porto

http://www.scmp.pt/assets/misc/img/Lazer/DSC_0112.JPG
share print
Quinta da Prelada

A Misericórdia do Porto deu início a uma nova era na dinamização do Parque da Prelada que abrirá ao público em breve.

Neste espaço cheio de memórias, sobretudo para as gerações que frequentaram o antigo Parque de Campismo, encerrado desde 2006, está prevista a realização de vários eventos, como concertos, que serão protagonizados por bandas e orquestras de renome.

Além da mata e do Jardim do "Castelo", o Parque da Prelada vai integrar a Casa Nobre, com o Arquivo Histórico da Misericórdia, os jardins envolventes à casa, inaugurados em Julho de 2011, e o futuro "Jardim das Quatro Estações".

Um túnel já existente, sob a Via de Cintura Interna, vai fazer a ligação dos espaços, permitindo, assim, a circulação entre eles. Localizado na freguesia de Ramalde, entre o Carvalhido e a Estrada da Circunvalação, o Parque tem uma área aproximada de 60 mil metros quadrados.

Esta propriedade respeita à antiga Quinta da Prelada, concebida pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni, tendo sido doada à Misericórdia do Porto em 1903 pelo benfeitor D. Francisco de Noronha e Menezes.

O Sport Clube do Porto passará a gerir um espaço onde possam ser desenvolvidas atividades equestres, como o hipismo e a hipoterapia.

Centro Hípico Internacional

O Centro Hípico Internacional do Porto localiza-se no futuro Parque da Prelada, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto, que reunindo valências na área da Cultura, do Lazer e do Desporto, sobressai nesta vertente um equipamento Hípico deste nível, que colocará o Porto no roteiro internacional das provas/concursos destas modalidades desportivas.

A localização destas instalações Hípicas não podia ser mais adequada, pois combina um ambiente verde e de grande amplitude, de grande singularidade patrimonial, com a maior centralidade e visibilidade da região norte.

No contexto geral do futuro Parque, com um total de 17 hectares, o Centro Hípico ocupa uma área generosa de 5 hectares, adequada ao número de cerca de 100 cavalos, organizada na periferia Nascente e Norte, no sentido de privilegiar a vertente contemplativa, de passeio e lúdica, remetendo este espaço de uso e acesso limitado para as frisas do Parque.

A área de atividades, o futuro Centro Hípico Internacional do Porto disponibilizará uma "Praça de exercícios'" de 100 x 50m, de forma oval, uma "Praça de exercícios escola", 40 x 20m, de forma retangular, "Picadeiro coberto", 80 x 40m, o maior do país, bem como o "Paddock" destinado à recreação e aquecimento dos cavalos.

Complementam ainda estes equipamentos a "Club House" e espaço polivalente, com uma visão direta sobre a Praça de Exercícios, vestiários/balneários, alojamento para zeladores/tratadores, sala de monitores e tratadores, estacionamento para viaturas ligeiras e de transporte dos cavalos, para além das 100 boxes de dimensões adaptadas às diversas raças de cavalos, uma zona de enfermarias e cinco zonas de banho e limpezas.

top bot