Apresentação pública do quadro de Josefa de Óbidos - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/Josefa%20de%20obidos%202/SCMP.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/Josefa%20de%20obidos%202/SCMP_11.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/Josefa%20de%20obidos%202/SCMP_6.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/Josefa%20de%20obidos%202/SCMP_9.jpg
share print
Apresentação pública do quadro de Josefa de Óbidos
⌚ 21.03.2016

Decorreu no dia 18 de março a apresentação pública do quadro "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", de Josefa de Óbidos.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Cultura João Soares, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos, entre outras individualidades da cidade.

O ministro da Cultura mostrou o seu profundo agradecimento à Misericórdia do Porto e à cidade pela aquisição do quadro "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", realçando que este foi um gesto patriota que devolveu ao país uma parte muito importante do acervo cultural português.

O Provedor António Tavares lembrou que a presença da obra é importante para a instituição, para a cidade do Porto e para Portugal, uma vez que "é um quadro que estava fora do país e que regressa agora".

"Geralmente o que assistimos é a obras de arte a saírem do país e esta é um regresso a casa e portanto é um momento de particular significado e para o nosso museu também porque passa a ter um ponto de atração mais forte que se junta à coleção que temos aqui e que se enquadra na dinâmica e temática do museu", disse o Provedor.

O par deste quadro pertence ao Museu do Louvre e há agora a possibilidade de haver uma parceria entre as duas instituições, de modo a haver uma exposição das duas obras. "Quando abrir a sala de Portugal no Louvre é previsível que este quadro vá para lá para estar numa exposição temporária de pintura portuguesa e é previsível que alguns outros quadros do Louvre possam cá vir para participar em exposições temporárias também", afirmou o provedor.

O Provedor assinalou que "é importante esta associação entre um grande museu com nome mundial e um museu que começou agora" como é o Museu da Misericórdia do Porto.

Já o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, agradeceu à Misericórdia do Porto a aquisição da obra de Josefa de Óbidos, reiterando a importância do gesto para a vida cultural do Porto e do país.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.