Casa da Prelada acolheu Entrega do Prémio IHRU 2015 - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Casa da Prelada acolheu Entrega do Prémio IHRU 2015
⌚ 18.12.2015

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana atribuiu no passado dia 17 de dezembro o Prémio IHRU 2015, numa cerimónia que decorreu na Casa da Prelada, da Misericórdia do Porto, um edifício que constitui, também ele, uma referência na área da Reabilitação. Uma curiosidade que foi destacada pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O Prémio IHRU foi atribuído ao conjunto urbano "Casas de Campo", situado na Aldeia de Trebilhadouro, em Vale de Cambra. já as menções honrosas na área do restauro foram atribuídas à Torre dos Clérigos, no Porto, às 7 Fontes, em Braga e à Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte.

No âmbito da Reabilitação do Espaço Público, o prémio foi para a Reabilitação dos Moínhos de Alburrica, no Barreiro.

A cerimónia contou com as presenças do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do Presidente do IHRU, Vítor Reis, presidentes da autarquias e empresas privadas envolvidas nos projetos premiados e ainda do Provedor da Misericórdia do Porto, na qualidade de anfitrião, a quem coube a atribuição do Prémio de Conservação e Restauro da Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte.

O Secretário de Estado afirmou que este Governo pretende privilegiar a "reabilitação em detrimento da construção nova", elogiando a existência deste prémio e, sobretudo, o caminho desenvolvido pela cidade do Porto, através da criação da Porto Vivo, SRU, em 2004, cujos resultados são um exemplo para todo o país.

O governante admitiu ainda que o estado "nem sempre se portou como pessoa de bem" neste processo, mas sublinhou a capacidade da autarquia para ultrapassar a situação.

No final da cerimónia, os presentes tiveram ainda oportunidade de visitar a exposição onde se encontravam os projetos premiados.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.