Misericórdia do Porto e as Misericórdias de Vale de Cambra, Lamego e Vila Nova de Gaia juntaram-se ao Programa Reabilitar para Arrendar - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU4.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU1.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU4.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU12.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU15.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU7.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU10.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2016-07-11%20protocolo%20IHRU/IHRU9.jpg
share print
Misericórdia do Porto e as Misericórdias de Vale de Cambra, Lamego e Vila Nova de Gaia juntaram-se ao Programa Reabilitar para Arrendar
⌚ 12.07.2016

Ao abrigo do Programa Reabilitar para arrendar, decorreu na passada segunda-feira, dia 11 de julho, uma visita a diversos edifícios na cidade do Porto, pertencentes à Misericórdia do Porto, que serão reabilitados ao abrigo do programa Reabilitar para Arrendar - Habitação Acessível.

A visita contou com as presenças do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gaia Artur de Almeida Leite, bem como os Vereadores da Habitação e Ação Social e do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes, e do Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Vitor Reis.

No final da visita, realizou-se uma sessão pública no MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, para apresentação do programa, com assinatura de protocolos de colaboração com as Misericórdias de Gaia, Vale de cambra e Lamego e ainda um contrato de financiamento com a SCMP.

Aquelas três misericórdias dispõem de edifícios no centro do Porto que serão agora inseridos no programa Reabilitar para Arrendar, uma iniciativa destinada a "evitar a desertificação das cidades" e "para que as famílias possam continuar a viver também nos centros das cidades".

A Misericórdia do Porto tem já afetados ao programa de recuperação - gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) - nove edifícios situados na zona histórica da cidade e mais 11 em fase de preparação de candidatura.

O Provedor António Tavares adiantou que, até ao final do ano, a recuperação dos edifícios localizados nas ruas Cândido dos Reis e Chã estará concluída, ao abrigo do programa que considera "muito positivo porque evita a descapitalização da instituição e permite ao mesmo tempo a reabilitação do seu património".

Segundo António Tavares, cada prédio "nunca fica por menos de 500 mil euros de custo em reabilitação" e a recuperação de todos edifícios incluídos no património da santa casa abrangidos ronda os cinco milhões de euros.

"Para nós é importante porque permite-nos ter as rendas e com essas rendas também termos verbas para a nossa atividade", assinalou o Provedor que hoje, e na presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, assinou protocolos com as misericórdias de Vale de Cambra, Lamego e Vila Nova de Gaia.

O Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes encerrou a sessão.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.