Misericórdia do Porto integra primeira Plataforma de Cuidadores em Portugal - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/0058.jpg
share print
Misericórdia do Porto integra primeira Plataforma de Cuidadores em Portugal
⌚ 18.09.2015
Já está disponível a primeira plataforma digital de cuidadores em Portugal, integrada numa Rede Europeia (Eurocarers), que conta com núcleos em vários países. O projeto é apoiado pela Misericórdia do Porto, Câmara Municipal do Porto, Provedoria da Justiça, Administração Regional de Saúde do Norte e Autoridade para as Condições do Trabalho.

A plataforma visa proporcionar aos designados "cuidadores informais" toda a informação e conhecimento de técnicas de prestação de cuidados, nomeadamente na área da saúde, com base nas necessidades dos utentes e nas novas práticas mundiais em desenvolvimento. Destina-se também aos profissionais de saúde e empregadores interessados em colaborar com a rede de cuidadores informais.

O Provedor António Tavares e o vereador Manuel Pizarro da Ação Social da Câmara Municipal do Porto são os novos embaixadores da Plataforma Cuidadores Portugal, a convite dos promotores da Plataforma, Bruno Alves e Ana Ribas Teixeira.

Na sessão de abertura, o Provedor António Tavares apresentou um programa pioneiro desenvolvido pela Misericórdia do Porto, denominado "Chave de Afetos", que abrange mais de 150 utentes. O "Chave de Afetos" destina-se a apoiar idosos em situação de solidão, através de teleassistência e apoio domiciliário direto e "ao mesmo tempo pretende contribuir para o retardamento da institucionalização das pessoas idosas, o que constitui atualmente um problema social, para o qual não existem respostas públicas", sublinhou o Provedor.

Para António Tavares, "o Porto é cada vez mais uma cidade amiga dos mais velhos". Para tanto contribuiu a Misericórdia que vai lançar, já em outubro, dois novos projetos pioneiros em Portugal. "Muito em breve, vamos anunciar um novo projeto local que visa promover o envelhecimento ativo. Queremos desenvolver um cluster para esta área, com a participação de várias entidades, que estão neste momento a ser contactadas para o efeito", divulgou o Provedor.

António Tavares anunciou ainda que a SCMP e a Administração Regional de Saúde vão avançar com um projeto-piloto baseado no conceito "O médico em casa". Este programa tem como objetivo apoiar as pessoas em convalescença, colaborando, assim com as famílias, ou mesmo substituindo-as em casos de maior necessidade.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.