MMIPO assinala o Dia da Abolição da Pena de Morte em Portugal | 1 JUL - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-07-01%20DO%20C%C3%81RCERE%20%C3%80%20FORCA/pena%20de%20morte%20red.png
share print
MMIPO assinala o Dia da Abolição da Pena de Morte em Portugal | 1 JUL
⌚ 20.06.2017
"Do Cárcere à Forca" em parceria com o Centro Português de Fotografia

No dia 1 de julho, data em que se comemoram os 150 anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e o Centro Português de Fotografia organizam um percurso pedestre através dos espaços que evocam a memória dos sentenciados à morte na cidade do Porto.

A enxovia de São Vítor na Cadeia da Relação, a Praça da Liberdade e a Galeria dos Benfeitores do MMIPO são exemplos de locais que fazem parte deste itinerário.

Um dos momentos altos da visita será a possibilidade de apreciar, no MMIPO, a histórica e emblemática Bandeira Processional dos Condenados, do ano de 1613, pintada a óleo sobre tela.

A bandeira, que de um lado representa um condenado masculino e do outro um feminino, acompanhava os sentenciados até ao local da sua execução, representando o apoio espiritual prestado aos condenados pela Misericórdia do Porto. Esta peça é uma relíquia rara do acervo museológico nacional, sendo de enorme importância para a história cidade e dos portuenses.

A Misericórdia do Porto, através do cumprimento das Obras que a regem, teve um papel fundamental nesta época, tanto na ajuda aos presos, como no condigno enterro dos mortos.

Relembrar e assinalar alguns dos episódios mais dramáticos da nossa história leva-nos a compreender que a memória deve ser entendida como um instrumento que possibilita moldar um melhor futuro.


Do Cárcere à Forca

Data | 1 de julho

Horário |  15h00 às 18h00

Percurso |  percurso pedestre para o público em geral - CPF (início), Praça da Liberdade, MMIPO (fim)

Inscrições |  até 30 de junho para o e-mail sonia.silva@cpf.dglab.gov.pt

Informações |  publicos@mmipo.scmp.pt | 220 906 961


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.