Natal foi (na) Misericórdia - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/%C3%81rvore%20MMIPO.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/Concerto%20ON.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/%C3%81rvore%20HP.JPG
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/0108.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/IMG_5715.JPG
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/D%20Manuel%20Martins.JPG
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/IMG_1796.jpg
share print
Natal foi (na) Misericórdia
⌚ 05.01.2016

A quadra festiva foi vivida intensamente na Misericórdia do Porto.

A programação de Natal arrancou a 11 de dezembro com um concerto pela Orquestra do Norte, na Igreja Privativa, e termina a 5 de janeiro com uma visita orientada à Igreja do Colégio Nossa Senhora da Esperança, sob o tema "Imagens de Santa Ana na Misericórdia do Porto".

A Árvore de Natal da Instituição, em exibição desde o início da programação, ainda pode ser visitada no MMIPO. Recriando a imagética de um pinheiro em forma de cone, o arquiteto João Jesus utilizou matérias e produtos da linha de fabrico da marca "Topázio", especializada na arte de trabalhar o ouro e a prata.

No Centro Hospitalar Conde de Ferreira também ainda é possível ver o presépio vencedor do concurso de presépios da Câmara Municipal do Porto, na categoria II - Grupo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais. Elaborado pelos utentes das Oficinas de Terapia Ocupacional, este presépio pode ser visitado no átrio do estabelecimento.


Natal Solidário

Nesta quadra, a Misericórdia do Porto cumpriu a tradição e distribuiu 130 cabazes a famílias carenciadas.

No Centro de Alojamento Social D. Manuel Martins, um almoço especial teve a participação do Bispo Emérito de Setúbal, patrono do estabelecimento, que deixou uma mensagem de esperança aos utentes, que se encontram em situação de desproteção social e vulnerabilidade emergentes.

No Hospital da Prelada também há mensagens de esperança e desejos renovados para o ano de 2016. A Misericórdia do Porto lançou o desafio e os utentes e colaboradores do estabelecimento aderiram, personalizando as Árvores de Natal.

Já os utentes do Centro de Dia de Alzheimer e Outras Demências, do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, materializaram as suas mensagens de Natal através de um filme de animação, disponível em https://youtu.be/KGfsP022tv4

No Centro de Reabilitação do Norte, o Natal foi celebrado com o Grupo de Teatro do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo (Feminino), que protagonizou o espetáculo "A Metamorfose". Esta representação permitiu demonstrar o trabalho de reinserção social desenvolvido pela Misericórdia do Porto naquele estabelecimento prisional. Veja a reportagem da TVI em https://www.facebook.com/misericordiadoporto/videos/1035797089817851

O trabalho desenvolvido pela Misericórdia do Porto junto dos mais carenciados também não foi esquecido pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, na mensagem de Natal partilhada com os diretores da Instituição no tradicional jantar de Natal.

Partilha e alegria marcaram a Festa de Natal da Misericórdia do Porto, um dos momentos altos desta quadra, que reuniu utentes, colaboradores e suas famílias no "Monumental Circo do Coliseu do Porto".

No dia de Reis, os meninos do Colégio Barão de Nova Sintra, vieram cantar as Janeiras às repartições Centrais - MMIPO, para todos os que os quiseram ouvir. No final foi servido Bolo Rei e vinho do Porto a todos os presentes.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.