Provedor da SCMP na abertura do 1º Curso de Medicina Social - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Provedor da SCMP na abertura do 1º Curso de Medicina Social
⌚ 14.09.2015
"Estamos a começar a fazer história ao nível do ensino superior em Portugal"

Com o aumento da esperança média de vida e o objetivo de retardar a institucionalização dos idosos é necessário criar equipas médicas dentro da saúde pública para dar qualidade de vida às pessoas, evitando que vivam, permanentemente, nos hospitais.
Esta necessidade de formação humana e social dos médicos está na génese do 1º Curso de Medicina Social, que arrancou este sábado, por iniciativa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canavezes.
O curso terá duas edições por ano, mas é ambição que no final de 4 edições seja proposto um mestrado em medicina social, já conferente de grau, creditado pela Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto.
O Provedor da Misericórdia do Porto, enquanto instituição nuclear na área da saúde e da responsabilidade social, considerou que "estamos a começar a fazer história ao nível do ensino superior em Portugal".

Para António Tavares, Provedor da Misericórdia do Porto este curso abre um caminho que vai permitir juntar o que é o dia-a-dia das instituições e dos problemas dos idosos com a avaliação, reflexão e a intervenção científica da Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto.
Foi, precisamente, quem é responsável pela formação de médicos que detetou esta lacuna no ensino da medicina em Portugal. Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto e Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canavezes considerou, na cerimónia de abertura do curso que "esta é uma área em falta não só dos médicos, mas também de todos os profissionais de saúde", realçando a formação social e humana como a mais relevante de todas.

A Sessão de Abertura teve lugar no passado sábado, dia 12, no Departamento de Ciências Sociais e Saúde, Unidade de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Presentes estiveram o provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, a Diretora da Faculdade de Medicina, Diretora do Curso de Medicina Social e Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canavezes, Amélia Ferreira; o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canavezes, Manuel Moreira; o Diretor do Departamento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Rui Nunes e Alberto Pinto Hespanhol, da Unidade de Medicina Geral e Familiar.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.