Seminário Soluções para o envelhecimento - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/SET.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/set1.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/set2.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/set3.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/set4.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/set5.jpg
share print
Seminário Soluções para o envelhecimento
⌚ 19.02.2016

Decorreu no dia 23 de fevereiro, no Centro Hospitalar Conde Ferreira, o Seminário Soluções para o Envelhecimento, um evento no âmbito do projeto SET - Soluções para o Envelhecimento.

Responder aos problemas Sociais que derivam do processo de Envelhecimento através da Inovação Social é um dos objetivos deste projeto.

A sessão de abertura foi efetuada pela Mesária Albertina Amorim, com a exposição dos principais eixos do SET - Soluções para o Envelhecimento, e o incentivo às sinergias entre o terceiro Setor, entidades públicas, entidades empresariais e a Sociedade Civil na criação de futuras respostas.

Com este Seminário a Misericórdia do Porto pretendeu contribuir para consciencializar e dar a conhecer algumas iniciativas inovadoras que se encontram no terreno a gerar mudança social.

Do mapeamento nacional de Iniciativas, o Seminário percorreu vários temas como, por exemplo, a Robótica e os seus efeitos na mobilidade e qualidade de vida dos seniores.

A Educação, como fator de mudança, foi apresentada pela RUTIS, Rede de Universidades Sénior, à qual se seguiu o uso da tecnologia associada aos desafios do Envelhecimento pela Inova +.

Mas nem sempre a tecnologia é a solução. É através de um cuidado e acompanhamento humano, que os doentes de Alzheimer e a sua rede de suporte sentem uma mudança positiva, no Centro de Dia São João de Deus do Centro Hospitalar Conde Ferreira.

O Portugal Inovação Social também esteve presente esclarecendo sobre os instrumentos financeiros disponíveis para apoiar as iniciativas.

O Seminário contou com a intervenção do Vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro que, contextualizou a realidade dos idosos no Concelho do Porto, bem como perspetivas para o futuro.

A Sessão de Encerramento foi feita pelo Mesário da Saúde e Educação, Jorge Dias, que finalizou o Seminário agradecendo a participação de todos, e salientando o importante papel da Área Social da Misericórdia do Porto, bem como o profissionalismo de todos os colaboradores na prossecução da missão da Instituição.



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.