Tradição e inovação na intervenção social é a aposta da Misericórdia do Porto - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Slideshow/2017/20170315%20Dia%20Servico%20Social/Dia%20Mundial%20Servico%20Social%2020170315_02.jpg
share print
Tradição e inovação na intervenção social é a aposta da Misericórdia do Porto
⌚ 15.03.2017
Dia Mundial do Serviço Social

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Serviço Social, área na qual a Misericórdia do Porto tem um papel determinante há 518 anos.

Nesta data partilhamos os números que espelham as vidas que tocamos diariamente. Otimizamos sinergias, colocando ao dispor dos mais desprotegidos as soluções mais capazes e integradas, numa constante adaptação aos novos desafios.


Serviço Social - O que é?

"A profissão de Serviço Social promove a mudança social, a resolução de problemas nas relações humanas e o reforço da emancipação das pessoas para a promoção do bem-estar. Ao utilizar teorias de comportamento humano e dos sistemas sociais, o Serviço Social intervém nas situações em que as pessoas interagem com o seu meio. Os princípios dos direitos humanos e da justiça social são fundamentais para o Serviço Social." (ISFW, 2003)


Modernização do Serviço Social

As mudanças sociais têm obrigado a que o Serviço Social se reinvente. Apesar do seu trajeto centenário, o caminho carateriza-se pela adaptação e modernização. Tem definido novas práticas de intervenção, abandonando estereótipos e recriando-os para uma sociedade de risco, onde o futuro permanece imprevisível face à crise socioeconómica mundial, que teima em se manter e com grandes repercussões, essencialmente, na qualidade de vida dos cidadãos mais desfavorecidos.


O Serviço Social na Misericórdia do Porto

A Misericórdia do Porto, ao longo da sua existência de 518 anos, e em particular na sua ação estratégica para 2017, não abandona a responsabilidade de melhorar a qualidade das respostas sociais que tem disponibilizado à comunidade e criar novas respostas que melhor se adaptem aos problemas emergentes na sociedade, com vista a uma proteção social mais justa e abrangente.

A evolução da prática do Serviço Social na Instituição tem acompanhado estas mudanças, com a preocupação de não só abranger o maior número possível dos indivíduos em necessidade, residentes na cidade, como também de elevar a Misericórdia do Porto a uma posição de referência na área da Inovação Social.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.