Upgrade | Exposição dos Bordallianos é agora Luso-brasileira - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-01-12%20Bordallianos/Publica%C3%A7%C3%A3o1.gif
share print
Upgrade | Exposição dos Bordallianos é agora Luso-brasileira
⌚ 12.01.2017
MMIPO | Museu e Igreja da Misericórdia do Porto

A exposição dos 20 Bordallianos do Brasil, inspirada na obra de Rafael Bordallo Pinheiro, sofreu um upgrade com a inclusão de 7 Bordallianos de Portugal. Existem agora 27 imperdíveis razões para visitar esta mostra, patente no MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.

Foram convidados 7 artistas nacionais - Bela Silva, Catarina Pestana, Elsa Rebelo, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz que, no seu percurso plástico, recriam e reinterpretam Bordallo usando maioritariamente os moldes do próprio artista.

A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884 com o propósito de revitalizar as artes tradicionais da cerâmica, cruzando-as com a modernidade de diversos estilos que anunciavam o futuro, mas, acima de tudo, com a originalidade do seu criador, Rafael Bordallo Pinheiro. A aquisição da empresa por parte da Visabeira Indústria resgata esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de notável qualidade. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue a recuperação do legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro, cria produtos de cariz contemporâneo e reforça o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença. 

Não perca a oportunidade de visitar esta exposição até 31 de janeiro, na Galeria dos Benfeitores.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.