Press Releases - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Porto: exposição Cruz-Relicário do Santo Lenho | Materialidade e espiritualidade


Fonte: Agência Ecclesia
Data de publicação: 2017-05-30
Misericórdia do Porto acolhe sessão de lançamento do livro de José Manuel Fernandes, com a presença de Paulo Rangel e Carlos Moedas

O Livro "A Economia Social em Portugal", da autoria do eurodeputado José Manuel Fernandes, é lançado amanhã, dia 22 de fevereiros, pelas 18h00, no Centro Corporativo da Misericórdia do Porto | Auditório D Pedro IV. 

A sessão contará com a intervenção do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, do Eurodeputado e Vice-Presidente do PPE, Paulo Rangel e do Comissário Europeu Carlos Moedas. 

No final da sessão decorrerá a sessão de autógrafos. 


Data de publicação: 2017-02-19
Misericórdia do Porto adota "Direito à Desconexão" dos seus colaboradores
Regulamentação interna abrange cerca de 1500 trabalhadores

A Misericórdia do Porto é pioneira na abordagem desta problemática em Portugal e acompanha a tendência ao regulamentar o direito à desconexão dos seus colaboradores.

O Provedor, António Tavares, salvaguarda "o direito a um descanso efetivo entre as jornadas de trabalho, a necessária conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, a proteção da segurança e saúde do trabalhador, bem como o direito ao descanso, ao repouso e à integridade física e mental" dos cerca de 1500 colaboradores da Misericórdia do Porto. 

António Tavares estabelece regras para a utilização de correio eletrónico, chamadas móveis e outros meios de comunicação à distância, fora das horas de trabalho convencional. "Os colaboradores, por via de regra, no período pós-laboral, não são obrigados a responder a correios eletrónicos ou a chamadas móveis", atesta.  

Quanto aos "colaboradores que usufruem de equipamentos de comunicação à distância cedidos pela Instituição, em razão da natureza e especificidade das suas funções, devem, sem embargo do comprometimento do exercício das mesmas, sempre que possível, observar as limitações que permitam respeitar o "direito à desconexão"", acrescenta. 

A regulamentação interna estará em vigor até à publicação da respetiva legislação laboral. "Consciente da sua política de responsabilidade social para com os seus colaboradores, [a Misericórdia do Porto] reconhece e respeita os direitos fundamentais dos mesmos", conclui o Provedor. 

O direito dos trabalhadores a um descanso efetivo entre as jornadas de trabalho tem sido alvo de debate internacional. Em França, a nova lei do trabalho marca uma posição política e social ao impor o direito à desconexão. 

Para mais informações: 912 079 198 


Risoterapia no Centro de Reabilitação do Norte
Rir é o melhor remédio

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Riso e o Centro de Reabilitação do Norte desafia os seus utentes e familiares a participarem numa atividade de RISOTERAPIA.

Sob o mote RIR É O MELHOR REMÉDIO, a técnica psicoterapêutica irá produzir benefícios mentais, físicos e emocionais.

A partir das 17h30, o riso em grupo permitirá estimular a memória, a criatividade, a sensação de bem-estar e fortalecer laços afetivos entre os participantes.

CENTRO DE REABILITAÇÃO DO NORTE | Avenida Infante Sagres, 349. 4405 - 565 Vila Nova de Gaia

Para mais informações: 912 079 198


Misericórdia do Porto ativa Plano de Apoio Social para enfrentar vaga de frio

A Santa Casa da Misericórdia do Porto ativou um plano de apoio aos grupos mais vulneráveis, de que são exemplo os sem-abrigo, em resposta à previsão de descida acentuada das temperaturas nos próximos dias.

Este serviço especial de acolhimento social facilita o alojamento em diversos estabelecimentos da Misericórdia do Porto.  

A Casa da Rua, o Centro de Alojamento Social e o Centro Hospitalar Conde de Ferreira estão preparados para contribuírem para a resposta da cidade do Porto às condições climatéricas adversas previstas até sábado. 


Rosa Mota é madrinha do evento praia para todos
Amanhã às 10h00 no centro de Reabilitação do Norte

A atleta Rosa Mota é Madrinha do evento PRAIA PARA TODOS, organizado pelo Centro de Reabilitação do Norte, e que amanhã (22 de junho) dá as boas-vindas ao verão com várias atividades ao ar livre.

Rosa Mota marcará presença a partir das 10h00, apoiando esta iniciativa que pretende proporcionar momentos únicos a pessoas portadoras de lesões medulares.

Os utentes terão a oportunidade de experimentar diversas modalidades de desporto adaptado, tanto na Praia de Valadares (manhã) como nos jardins do Centro de Reabilitação do Norte (tarde).

No mesmo dia a Misericórdia do Porto lança uma campanha de sensibilização para os acidentes de mergulho, cujas lesões podem levar à morte ou a graves incapacidades devido à lesão da coluna cervical e da medula.


Press Release | Porto na Inovação| 03 jun. | CBNS | 16h00 |

No âmbito das Comemorações dos 146 anos do Colégio Barão de Nova Sintra, vai realizar-se no dia 03 de junho, pelas 16h00, e inserida nas comemorações, uma Mesa Redonda intitulada "Porto na Inovação", no âmbito de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia do Porto e Cuatrecasas.

Esta iniciativa irá contar com a presença de Rui Moreira - Presidente da Câmara Municipal do Porto; Mário Ferreira da Douro Azul; João Claro do INESC TEC; e António Portela da Bial.

No dia anterior dia 02 de junho irão decorrer vários workshops, com stands representativos de diversas profissões, nas seguintes áreas: cozinha, saúde, ramo automóvel, bombeiros, policia, futebol e informática, criando dinâmicas com os jovens no sentido de os sensibilizar para cada área, motivar e criar algumas expectativas sobre o seu futuro profissional. Este evento será para as crianças e jovens do Colégio Barão de Nova Sintra, Colégio de Nossa Senhora da Esperança e escolas circundantes.

Para algum esclarecimento contactar: 912079198


Reunião científica de Ortopedia no Hospital da Prelada

Cerca de uma centena de especialistas estarão reunidos no Hospital da Prelada (Porto) no próximo sábado, dia 16 de janeiro, num evento dirigido à comunidade Ortopédica portuguesa.

"Artroplastias de Joelho (da uni à revisão)" serve de mote a esta reunião científica, que contará com a participação dos especialistas internacionais Gijs van Hellemondt (Holanda) e Francesc Maculé (Espanha).

A jornada de trabalho arranca com uma apresentação, pelo diretor do serviço de Ortopedia, Rosmaninho Seabra, das Próteses do Joelho colocadas no Hospital da Prelada, unidade de saúde líder nacional na colocação e no registo de próteses.

Departamento de Comunicação da Misericórdia do Porto

Para mais informações: 912079198

Data de publicação: 2016-01-13
Misericórdia do Porto Participa na cerimónia de abertura da Peace Run 2016

O Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, vai estar presente na cerimónia inaugural da Peace Run europeia, que arranca amanhã, dia 24 de fevereiro, pelas 11h00, junto ao estádio do Dragão.

A tocha será entregue aos vários representantes das instituições da cidade que se associaram a esta iniciativa e aos quais caberá fazer um apelo à paz. Serão ainda realizadas pequenas atuações da parte da Escola das Antas, Colégio Nossa Senhora da Esperança, Colégio de Barão Nova Sintra, Escola de Gervide e Escola do Cerco.

A Peace Run começa na Invicta, e passará por outras cidades portuguesas, em várias etapas, até Bragança, no dia 1 de março. A corrida atinge a meta definitiva a 8 de outubro, em Roma. Este movimento, também conhecido como Corrida Mundial da Harmonia, consiste numa corrida global de estafeta onde as pessoas promovem paz, amizade e harmonia pela passagem de uma tocha flamejante de mão em mão. Equipas internacionais de corredores cruzam fronteiras de todo o tipo unindo assim escolas, comunidades, organizações e pessoas de todos os percursos da vida.

Fundada em 1987 pelo Filósofo de Paz Sri Chinmoy, a Peace Run envolveu até agora mais de 10 milhões de pessoas em mais de 150 países. Na Europa, por exemplo, de dois em dois anos uma equipa internacional une todos os países Europeus numa rota contínua de 25.000 km.


Seminário Soluções para o Envelhecimento, um evento no âmbito do projeto SET - Soluções para o Envelhecimento.
Vai decorrer amanhã (dia 23 de fevereiro), às 16h00 ,no Centro Hospitalar Conde de Ferreira o Seminário Soluções para o Envelhecimento, um evento no âmbito do projeto SET - Soluções para o Envelhecimento.
Com esta iniciativa pretende-se refletir e apresentar novas respostas para os problemas que afetam atualmente os mais idosos, baseadas em programas de inovação multidisciplinares, que garantam um envelhecimento ativo. Em debate estarão temas como a ginástica, ensino, projetos de apoio domiciliário, combate à solidão, saúde e financiamento para a inovação.
O Seminário conta com a participação de vários gestores de entidades ligadas às temáticas enunciadas, tendo em vista a criação de uma rede de serviços integrados, inovadores e com soluções de financiamento.

Misericórdia do Porto vence EDP Solidária - Saúde

O projeto da Misericórdia do Porto para equipar os seus hospitais com novos equipamentos de Cardiologia foi reconhecido pelo programa EDP Solidária 2015 para a área da Saúde.

Sob esta linha de investimento social, o Hospital da Prelada e o Centro de Reabilitação do Norte contarão com um novo equipamento de prova de esforço e um novo ecocardiógrafo, reforçando a qualidade dos serviços prestados por estas unidades de saúde da Misericórdia do Porto.

Através do programa EDP Solidária, a Fundação EDP apoia projetos relevantes ao nível nacional. Na edição 2015, o financiamento passou a estar estruturado em três programas anuais nas áreas da Saúde, Educação e Inclusão Social.


Departamento de Comunicação da Misericórdia do Porto
Para mais informações: 912079198

Data de publicação: 2016-01-13
Assinatura de Protocolo com a Associação Salvador

Vai ser assinado, hoje pelas 15h30 no Centro de Reabilitação do Norte, um protocolo de colaboração com a Associação salvador para divulgação num programa de televisão intitulado "Salvador - Podias ser Tu" que fala de casos de reabilitação e que tem como objetivo desmistificar as incapacidades das pessoas com deficiência e sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão, nomeadamente no acesso ao emprego.

O Objetivo do programa é devolver a esperança a todos os que têm problemas relacionados com incapacidades físicas e apresentação dos estabelecimentos da Misericórdia do Porto, equipamentos e tratamentos, com todas as suas valências.

A série televisiva será exibida na RTP1, em horário da parte da manhã de sábado ou domingo, durante o ano de 2016.

Para algum esclarecimento contactar: 912079198


Assinatura de Protocolos com a Microsoft e Samsung 09.12.2015 12h/ 15h Misericórdia do Porto vai ter edifício inteligente

No próximo dia 9 de dezembro, pelas 12h e pelas 15h, vão ser assinados dois protocolos entre a Misericórdia do Porto e a Microsoft e a Samsung

Protocolo: Programa Student Advantage | Parceiro 3ª Plataforma Tecnológica

O presente protocolo visa definir os termos de cooperação entre a Microsoft e a Misericórdia do Porto, designadamente no que diz respeito à disponibilização do programa office 356 aos estudantes, nos termos do programa Student Advantage, bem como à partilha de atividades e ações conjuntas no âmbito de iniciativas de formação no quadro do "Programa Ativar Portugal" e da "3.ª Plataforma Tecnológica".

Protocolo: Programa Student Advantage | Parceiro 3ª Plataforma Tecnológica

12h00 - Receção do Diretor MICROSOFT

12h10 - Visita ao MMIPO (Museu da SCMP)

12h30 - Apresentação Protocolo Microsoft (Eng.º João Couto)

12h45h - Intervenção Exmo Provedor SCMP, Dr. António Tavares

13h10 - Assinatura do Protocolo SCMP | MICROSOFT

13h30 - Fecho do Evento


Protocolo: Parceiro Tecnológico

A Misericórdia do Porto, no âmbito da Transformação e adaptação de edifico na sua nova sede, pretende edificar um edifico inteligente, onde as soluções tecnológicas são o pilar fundamental na criação de um espaço envolvente e inovador, dinâmico e produtivo.

A Samsung, enquanto parceira tecnológica da Misericórdia do Porto, e no âmbito deste protocolo, desenvolverá os melhores esforços para que seja possibilitada a aquisição, pela Misericórdia do Porto, em condições favoráveis, dentro da oferta tecnológica do seu portefólio, produtos e soluções que permitam a criação de um edifício inteligente. Nomeadamente nas áreas de sinalética digital, segurança e energética, bem como a implementação pela Misericórdia do Porto de modelos de "choose your own device" junto dos seu colaboradores.

15h00 - Receção do Diretor SAMSUNG

15h10 - Visita ao MMIPO (Museu da SCMP)

15h30 - Apresentação Protocolo SAMSUNG (Jong Soo Kim) - Parceiro Tecnológico

15h50 - Intervenção Exmo Provedor SCMP, Dr. António Tavares

16h15 - Assinatura do Protocolo SCMP | SAMSUNG

16h30 - Fecho do Evento


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O Centro de Reabilitação do Norte assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, com atividades de Desporto Adaptado.


Data de publicação: 2015-11-30
Ministro da Saúde visita Centro de Reabilitação do Norte - Dr. Ferreira Alves

Amanhã, dia 16 de fevereiro, pelas 10h30, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, visitam o Centro de Reabilitação do Norte - Dr. Ferreira Alves, no âmbito das comemorações do 2º aniversário daquele Centro Hospitalar, gerido pela Misericórdia do Porto.

Durante a visita, o Ministro terá oportunidade de ficar a conhecer as principais atividades, equipamentos e resultados atingidos durante estes dois últimos anos.

No âmbito da sessão solene será ainda anunciado o vencedor da 1ª Edição do Prémio Albino Aroso, criado pela Misericórdia do Porto, para premiar o melhor trabalho de investigação científica na área da Medicina Física, Reabilitação, da Cirurgia Plástica e da Medicina Regenerativa, desenvolvido na Universidade do Porto.

O Prémio será anunciado pelo Presidente do júri do concurso, Professor Manuel Sobrinho Simões, e entregue pelo Ministro da Saúde.

Para além do Diretor do IPATIMUP, o júri é constituído por várias personalidades ligadas à Universidade do Porto e/ ou à área da Saúde: Dr. José Guimarães dos Santos, Professor Rui Nunes, Dr. Miguel Cadilhe, Professor Valente de Oliveira, Dr. Miguel Guimarães e Dr. José Manuel Pavão


BOMPORTO - Concerto pelos sem-abrigo com utentes da Misericórdia do Porto

A Casa da Música acolhe no próximo sábado, dia 20 de fevereiro, pelas 22h30, um concerto solidário para angariação de fundos para a população sem-abrigo da cidade do Porto.

Organizado pela plataforma "As Vozes do Silêncio - Les Voix du Silence", o concerto intitulado "bomPorto" contará com a participação dos Som da Rua, orquestra que inclui utentes da Casa da Rua, uma resposta social da Santa Casa da Misericórdia do Porto à população sem-abrigo.

O espetáculo terá, ainda, a participação dos músicos Manuel Cruz, As 3 Marias, Osso Vaidoso, Cabaret Fortuna, O Incrível Homem Bomba, Plaza, Rui David & Projecto Alarme, para além do ator Rui Spranger e do poeta Renato Filipe Cardoso.

A verba angariada através da venda de bilhetes, no valor de 10 euros, destina-se a completar custos associados às necessidades decorrentes do processo de reinserção social da população sem-abrigo da cidade do Porto, incluindo tratamentos e próteses dentárias, óculos, cauções para acesso a aluguer de casa e equipamento doméstico.

Para informações gerais do projeto, por favor contacte o ator Rui Spranger: 912830793.

Departamento de Comunicação da Misericórdia do Porto

Para mais informações: 912079198


Centro Hospitalar Conde Ferreira vai ter Centro de Hipoterapia Projeto é apresentado amanhã, pelas 11h00, no CHCF

O Centro Hospitalar conde Ferreira comemora amanhã 133 anos de existência marcados pela inovação multidisciplinar de referência na área da saúde mental.

A Cerimónia terá lugar pelas 11h00 no Salão Nobre do edifício e contará com a apresentação e lançamento do livro "Ninja Hero Dogma Boy - A Batalha Final", pelo autor e utente Hugo Campos.

Será ainda apresentado o Projeto de Hipoterapia a desenvolver em parceria com Pony Club do Porto - este projeto pretende a integração social através da prática desportiva e da terapia, nomeadamente da reabilitação física e sensorial dos seus praticantes.

Serão ainda inauguradas as novas instalações da Consulta Externa.


Secretária de Estado Ajunta e da Justiça assinala o dia da Mulher no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo (Feminino)

Amanhã, dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher - pelas 10h30, a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, o Secretário de Estado da Saúde e o Diretor-Geral da Direção de Reinserção e Serviços Prisionais deslocam-se ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo (Feminino) para conhecer o projeto de reinserção social desenvolvido entre o Ministério da Justiça e a Misericórdia do Porto, no âmbito de uma parceria estabelecida há precisamente 11 anos.

A visita decorrerá de acordo com o seguinte programa:

10h30 - Receção aos convidados e sessão de boas-vindas

10h45- Visita ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo (Feminino)

Rua Gonçalves Zarco, 4455-827 SANTA CRUZ DO BISPO

11h45 - Projeção de vídeo sobre os Dez anos da Parceria

12h00 - "O Dia Internacional da Mulher" Apresentado pela Professora Universitária Maria José Moutinho Santos

12h15 - Intervenção do Exmo. Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto

Intervenção do Exmo. Senhor Diretor-Geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

Intervenção do Exmo. Senhor Secretário de Estado da Saúde

Intervenção da Exma. Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Justiça

12h45 - Momento Artístico por um grupo de reclusas do Estabelecimento Prisional Santa Cruz do Bispo (Feminino)

Estabelecimento Prisional Especial Santa Cruz do Bispo Feminino - Rua Gonçalves Zarco |

4455-827 Santa Cruz do Bispo

Para qualquer esclarecimento adicional: 912079198


A Sagrada Família, da pintora Josefa de Óbidos, já chegou ao MMIPO, Museu da Misericórdia do Porto
Apresentação pública terá lugar no dia 18 de março, pelas 16h00, com a presença do Ministro da Cultura

A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos, da pintora Josefa de Óbidos, já está em Portugal e acabou de dar entrada no MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto, onde vai ficar em exposição permanente a partir do próximo dia 18.

A apresentação pública terá lugar precisamente na sexta-feira, dia 18 de março, pelas 16h00, com a presença do Ministro da Cultura, João Soares, entre outras personalidades.

Até lá, a obra estará a ser devidamente "preparada" pelos serviços de Manutenção e Restauro para finalmente ser colocada na chamada Sala da Memória, onde ficará patente ao público.

A pintura foi adquirida pela Misericórdia do Porto em janeiro num leilão da Sotheby's em Nova Iorque, garantindo, assim o regresso a Portugal do quadro que forma par com Maria Madalena confortada pelo Anjos, e que se encontra em exposição no Museu do Louvre desde o início do mês de março.

"O Louvre vai dar eco ao quadro da Santa Casa e a Santa Casa vai dar eco ao quadro do Louvre", explica o galerista Filipe Mendes, intermediário da Misericórdia do Porto na aquisição desta obra.

Até sexta-feira, o quadro encontra-se disponível para efeitos de reportagem e recolha de imagens, através de contacto prévio.

Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos

Sofia Caeiro

912079198


top bot