Centro Hospitalar Conde de Ferreira - Saúde - Santa Casa da Misericórdia do Porto

http://www.scmp.pt/assets/misc/img/saude/0059.jpg
http://www.scmp.pt/assets/misc/img/saude/Jardim%20interior.JPG
share print
Centro Hospitalar Conde de Ferreira
O Portal da Saúde agrega num só local toda a oferta de serviços da Misericórdia do Porto. Conheça o Centro Hospitalar Conde de Ferreira e os serviços que temos ao seu dispor.

O Centro Hospitalar Conde de Ferreira é uma unidade assistencial de referência nacional e internacional na área da Saúde Mental.

Foi o primeiro hospital construído de raiz para a Psiquiatria em Portugal (1883), assumindo-se, desde logo, como um estabelecimento inovador.

O primeiro Diretor Clínico, António Maria de Sena, criou um modelo de organização hospitalar arrojada para o seu tempo. António Maria de Sena foi, ainda, o responsável pela criação da primeira lei psiquiátrica em Portugal, a chamada Lei Sena.

Neste Hospital fizeram carreira alguns dos mais conceituados psiquiatras portugueses, como Júlio de Matos, Magalhães Lemos, Bahía-Júnior e Alberto Brochado.

Vocacionado para a assistência, formação e investigação na área da Psiquiatria e Saúde Mental, o Centro Hospitalar Conde de Ferreira continua a assegurar um apoio técnico e humanizado, através de cuidados prestados em regime de internamento e de ambulatório, a doentes psiquiátricos ou com perturbações aditivas.

O estabelecimento inclui, ainda, o Parque José Avides Moreira, com três hectares de espaço natural destinado ao desenvolvimento de um projeto de hortas terapêuticas, aberto à comunidade.


Centro de Dia para Doentes de Alzheimer e Outras Demências
Resposta pioneira da Misericórdia do Porto, o Centro de Dia acolhe utentes com diagnóstico de Doença de Alzheimer ou outras demências, de ambos os sexos, residentes no concelho do Porto.

É assegurado um atendimento especializado e terapêutico, com recurso ao uso combinado de medicação e terapias não farmacológicas. Uma equipa multidisciplinar aposta na Estimulação Cognitiva, Estimulação da Autonomia para as Atividades da Vida Diária, Terapia Ocupacional, Estimulação Psicomotora e Fisioterapia.
top bot