Jardim - Casa da Prelada - Santa Casa da Misericórdia do Porto

Casa da Prelada

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Cultura/IMG_3547.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Cultura/IMG_3548.jpg
share print
Jardim

Projetado por Nicolau Nasoni, o jardim que envolve a Casa da Prelada, também concebida pelo arquiteto, apresenta duas áreas distintas: uma a sul, respeitante ao terreiro, cujo acesso se faz através de um monumental portal armoriado, construído no século XVII; outra a norte, maior, a uma cota mais baixa, onde se encontra o labirinto, o lago rodeado por frondosos pinheiros, os rododendros, as camélias japónicas e o pomar.

O labirinto de buxo (planta arbustiva) é considerado um dos maiores da Península Ibérica e, seguramente, o único exemplar do século XVIII existente na cidade. No centro do labirinto, implanta-se uma Araucária com cerca de 30 metros de altura. Também é bem visível parte do aqueduto que aqui existiu e que se alonga até perto do Hospital da Prelada.

O jardim é um espaço aberto à comunidade, sem exceção, para visitas livres que proporcionam aos visitantes uma experiência enriquecedora e agradável. Também permite desenvolver um conjunto de actividades educativas e recreativas, nomeadamente, peças de teatro, cinema, concertos, comemoração de efemérides, piqueniques, convívios e exercício físico.

top bot