Programa Humaniza - Ação Social - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Humaniza/noticia_0000001627-711x400.jpg
share print
Programa Humaniza

APOIO INTEGRAL A PESSOAS COM DOENÇA AVANÇADA

O Programa Humaniza em Portugal pretende reforçar o apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares, no sentido de tornar os cuidados paliativos uma parte exemplar de apoio humanizado na saúde e na sociedade portuguesa.


EAPS ESPANHA E PORTUGAL

Em Espanha, o Programa conta com 42 equipas de apoio psicossocial (EAPS), presentes em 17 regiões autónomas, que atuam no âmbito hospitalar e domiciliário. 

Este projeto, executado com grande sucesso desde 2009 em Espanha, foi alargado e adaptado a Portugal.

Em 2018 foram selecionados, por concurso, 10 projetos para constituição de EAPS, integradas em Equipas de Cuidados Paliativos distribuídas pelas diferentes regiões do país. Este projeto vem reforçar estas equipas com psicólogos e assistentes sociais e espirituais.

As 10 equipas reuniram para lançamento e apresentação do projeto, em novembro de 2018, no Porto.

A Misericórdia do Porto foi uma das equipas selecionadas e, no âmbito do Programa, celebrou Protocolos com o Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar Universitário S. João e com a Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos - Hospital Pedro Hispano, como Entidades Recetoras (ER).

Nestas ER estão alocados três profissionais da área da psicologia e do serviço social, contratados pela Misericórdia do Porto.


EAPS MISSÃO

Proporcionar um apoio integral, com equipas de profissionais que complementam os cuidados de saúde a pessoas com doenças avançadas através da intervenção psicossocial e espiritual. 

- Apoio emocional e social: Proporcionar intervenção psicológica e social para ajudar a pessoa numa situação de doença avançada e a sua família a enfrentar essa situação.
- Luto: Apoio a todas as pessoas implicadas na perda de um ente querido.
- Apoio a profissionais: Apoio específico aos profissionais de saúde em temas como a comunicação em situações difíceis, a gestão do stress, etc.
- Espiritualidade: Integra os aspetos espirituais que permitem que o paciente e os seus familiares enfrentem com serenidade o processo final, com base no respeito absoluto pelas crenças e convicções de cada um. 

EAPS SINERGIAS DO PROGRAMA

A criação de Equipas de Atenção Psicossocial visa reforçar e complementar a intervenção das Equipas de Cuidados Paliativos Recetoras que prestam cuidados intra-hospitalares e na comunidade, aumentando desta forma o acesso dos cidadãos a este tipo de cuidados. Em situação de doença avançada, as EAPS facilitam aos doentes e famílias a adaptação a uma situação de grande impacto emocional, oferecendo o apoio necessário, tanto na doença como no processo de luto, permitindo que os familiares/cuidadores lidem da melhor forma possível com a perda do seu familiar. Às equipas envolvidas no programa será dada especial importância à prevenção do stress e do desgaste dos profissionais, projetando-se atividades dirigidas ao apoio destes técnicos. 

Para além do enriquecimento profissional dos técnicos da EAPS, com a frequência de ações de formação específicas, será ainda possível especializar a resposta junto dos clientes das Respostas Sociais da Misericórdia do Porto, quer nas Estruturas Residenciais para Idosos, quer no domicílio.  


Visite o site oficial do HUMANIZA



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.