Ensino Especial - Ensino Especial - Santa Casa da Misericórdia do Porto

Ensino Especial

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/ensino/terapia%20com%20animais0.jpg
share print
Ensino Especial
Nos finais do século XIX surgiram no Porto institutos para a educação de cegos e de "surdos-mudos", pelas mãos de beneméritos da cidade do Porto. Foram criadas a Escola de Cegos S. Manuel e o Instituto de Surdos-Mudos de Araújo Porto.
Durante todo o século XX, estas instituições pugnaram pela educação das crianças cegas e surdas.
Por inerência à educação dos cegos, a Imprensa Braille nasceu, em 1956, no Instituto de S. Manuel, tendo sido, mais tarde, baptizada de "Centro de Professor Albuquerque e Castro" (CPAC), em homenagem ao pedagogo e ao criador da Imprensa, homem das letras que foi aquele professor do Instituto de S. Manuel.
Nos finais do milénio, as políticas de Integração e de Inclusão das pessoas com deficiência, baseadas nos conceitos de Igualdade de Oportunidades e dos Direitos dos Seres Humanos, vieram criar novos desafios a instituições de ensino segregado.
Da mudança de paradigma, houve a necessidade de se proceder institucionalmente à criação do CIAD - Centro Integrado de Apoio à Deficiência que engloba o Instituto de S. Manuel, o Instituto de Araújo Porto e o Centro Professor Albuquerque e Castro.
Desde Dezembro de 2007, o CIAD enfrenta os desafios que o século XXI apresenta, nomeadamente: combater a exclusão, promovendo a cidadania e a consequente consciencialização dos cidadãos para a diversidade, a riqueza das sociedades, pois todos somos cidadãos com igualdade de direitos e de deveres.
top bot