A importância da meditação na terceira idade - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-05-20%20Newsletter/image00037.jpeg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-05-20%20Newsletter/image00045.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-05-20%20Newsletter/image00046.jpg
share print
A importância da meditação na terceira idade
⌚ 19.05.2022

A partir do entendimento de que a meditação é uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar a sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional, delineámos nas nossas ERPI - Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas uma estratégia de intervenção facilitadora desse processo para o cliente.

Esta prática tem contribuído para a criação de rotinas e compromissos na realização da meditação, mas também para a autoaprendizagem no domínio emocional, auxiliando a gestão de emoções, autocontrolo e a dominar e perceber os sentimentos.

Através da prática da meditação aliada a posturas de Yoga pretende-se um renovar físico, pela descoberta de novas posturas e exercícios que auxiliem no dia-a-dia, fortalecendo os músculos, ao mesmo tempo que se relaxa. 

Percebemos isso através de questões como: "Como se sentia antes e após a atividade?" ou "O que sentiu com a realização da atividade?".

Tendo como respostas: "Sinto-me bem", "Sinto-me relaxada" e "Agora sinto-me melhor".

Se no início esta perceção de bem-estar não era de todo alcançada pelos nossos clientes, com o desenvolver da prática semanal tornou-se cada vez mais claro que o momento de meditação, através de posturas de yoga, melhora o dia-a-dia dos nossos idosos.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.