Casa da Rua recebe kits de Higiene durante Forúm Europeu - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

share print
Casa da Rua recebe kits de Higiene durante Forúm Europeu
⌚ 30.01.2019
Encontro Internacional de Jovens desenvolve missão solidária na cidade Invicta

No passado dia 25 de janeiro, um grupo de "LEOS" visitou a Casa da Rua - D. Lopo de Almeida e entregou kits de higiene, destinados aos sem abrigo da resposta social da Misericórdia do Porto.


A iniciativa decorreu no âmbito do LEO Europa Fórum, uma convenção anual que reúne elementos de países Europeus, Egipto, Tunísia e outros países mediterrânicos, em workshops, atividades sociais, passeios turísticos e reuniões.


Nos passados dias 25 a 27 de janeiro, a cidade do Porto acolheu 80 participantes provenientes de diversos pontos do globo, neste que foi o primeiro LEO Pré Europa Fórum organizado em Portugal. Durante a convenção foi levada a cabo uma atividade solidária, que resultou na entrega dos kits de higiene a diversas respostas sociais da cidade.


Sendo a missão dos LEOS suprir as necessidades da população e dado que o LEO Europa Fórum deste ano decorreu no Porto, a organização sentiu necessidade de dedicar uma atividade ao cumprimento da sua nossa missão na cidade Invicta. A atividade dividiu-se em dois momentos, o da preparação dos kits de higiene, pelos cerca de 80 participantes, e o da sua posteriormente entrega aos destinatários. 


As Instituições escolhidas para receberem os kits foram selecionadas, com o apoio da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, sendo todas estruturas orientadas para resposta às populações mais desprotegidas, nomeadamente: Casa da Rua - D. Lopo de Almeida, Associação de Albergues Noturnos do Porto, Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, CSPS Nicolau, Centro Social da Paróquia da Vitória e Saber Compreender. Cada estabelecimento recebeu cerca de 40 kits de higiene.


Quem são os LEOS e como "nasceram"?


O movimento LEO define-se como um movimento juvenil de solidariedade, sem filiação religiosa ou política. Este movimento é composto por LEOS, jovens entre os 12 e os 30 anos, que se agrupam em clubes, cuja missão é trabalhar nas comunidades em que estão inseridos, ajudando a suprir as necessidades da população. Este movimento nasce no seio da Associação Internacional Lions Clubes. Cada Clube LEO nasce apadrinhado por um Clube Lion, organizando-se de acordo com a área geográfica.


O Leonismo nasceu nos Estados Unidos, em 1967 e actualmente estão dispersos em 140 países, contando com cerca de 160 mil membros distribuídos por mais de 5700 clubes em todo o mundo.


Os LEOS de Portugal, denominado por Distrito Múltiplo 115, surgiu em 1977 e atualmente conta com 24 clubes de norte a sul do país e cerca de 250 membros.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.