Casa de Acolhimento Residencial - Barão de Nova Sintra em ação - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-01-21%20Newsletter/IMG_0718.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-01-21%20Newsletter/IMG_0726.JPG
share print
Casa de Acolhimento Residencial - Barão de Nova Sintra em ação
⌚ 21.01.2022
Movimento Transformers

Entre as diversas atividades que acontecem na Casa de Acolhimento Residencial - Barão de Nova Sintra, destacamos as que têm sido desenvolvidas pelo movimento Transformers.

Este grupo de voluntários tem por objetivo aumentar os índices de envolvimento das pessoas nos seus contextos sociais e, na Casa de Acolhimento Residencial - Barão de Nova Sintra, existem grupos animados por uma mentora, onde as crianças e os jovens desenvolvem várias atividades educativas e recreativas.

O principal objetivo deste grupo é reforçar talentos, na certeza de que cada um pode contribuir para uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Atualmente, as crianças e os jovens participam em duas atividades principais:

- "Desporto sem barreiras": promove a inclusão pelo desporto (futebol, ginásio, atletismo, jogos, matrecos, bilhar);

- "Personaliza o teu armário": desenvolve a criatividade pelas artes e moda sustentada.

Com estas atividades, procuramos que as crianças e os jovenaprendam a debater diversos temas, partilhando os seus pontos de vista e descobrindo outros, sempre num ambiente saudável e usando a criatividade.

Estimula-se o seu pensamento crítico, promovendo a autoestima, a empatia e o trabalho em equipa, despertando, deste modo, a atenção para a comunidade que os rodeia.

Pretende-se, desta forma, que as crianças e os jovens se tornem líderes nos seus contextos com responsabilidade e sentido cívico.


O QUE É O MOVIMENTO TRANSFORMERS?

Trata-se de um movimento de voluntariado, que já percorreu várias instituições em todo o país, e que surgiu para aumentar massivamente o envolvimento cívico e social da sociedade civil, não só em Portugal mas em todo o mundo.

Os Transformers resultam da vivência de um grupo de breakdance de Palmela (os In Motion) que, enquanto treinava nos parques da vila, descobriu que podia usar aquilo que fazia bem para fazer a diferença na sua comunidade, dando, de forma informal, workshops e aulas a jovens em risco de exclusão social, que inevitavelmente se juntavam ao grupo e aprendiam com os mais experientes.

Este grupo de jovens, com a experiência e o tempo, cresciam e ensinavam os mais novos, havendo um ciclo de transmissão informal de informação e competências.

Através do programa Global Changemakers, representaram as gerações futuras no Fórum Económico Mundial de Davos em 2010.

Foi aí que os Transformers surgiram pela primeira vez e houve a possibilidade de apresentar o projeto a Bill Gates e a muitos outros líderes mundiais.

A partir daí, nada voltou a ser o mesmo e a Associação Juvenil Transformers foi oficialmente constituída a 31 de agosto de 2010.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.