Notícias

No dia 29 de janeiro comemora-se a vontade, o legado e a história de um dos primeiros e maiores benfeitores da Misericórdia do Porto, D. Lopo de Almeida, sendo este o dia deste Benemérito.
A celebração Eucarística comemorativa realiza-se às 11H00, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto, presidida pelo Capelão-mor Dr. Jorge Cunha, onde estarão presentes beneficiários e técnicos da Casa da Rua - D. Lopo de Almeida, resposta da Misericórdia do Porto vocacionada para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Desde 2020, esta celebração reinventou-se e adaptou-se à realidade e necessidades dos dias de hoje, com a criação do FEDLA - Fundo de Emergência D. Lopo de Almeida, com o objetivo de apoiar pessoas carenciadas, mais concretamente os utentes da comunidade de inserção - Casa da Rua - D. Lopo de Almeida, à qual o benemérito dá nome.
Este fundo tem como propósito apoiar pessoas em situação de sem-abrigo, assumindo despesas de cariz relevante para a sua reintegração, como sendo cuidados de higiene e saúde, títulos de transporte, comparticipações parciais de mensalidade de habitação ou, por exemplo, vestuário necessário ao posto de trabalho, com vista a promover uma procura de emprego digna e igual.
Desde a sua criação, o FEDLA assume-se como um instrumento diferenciador, face à ausência de soluções desta tipologia na comunidade, permitindo garantir bens e serviços diferenciados, com especial impacto no quotidiano dos utentes desta Unidade Operacional da Misericórdia do Porto, contribuindo de forma relevante para o Plano Individual de Intervenção dos seus beneficiários.
QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA OFERTA?
Conheça a oferta integrada da Misericórdia do Porto na Ação Social
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn Twitter YouTube

