Notícias

A 9 de junho, assinala-se o Dia Internacional dos Arquivos, uma data dedicada a reconhecer a relevância dos arquivos e o contributo essencial que desempenham na preservação da memória e no funcionamento da sociedade.
Reconhecendo a Cultura como um pilar da sociedade e uma fonte de conhecimento e aprendizagem, celebramos esta data convidando-o a visitar a Casa da Prelada e a conhecer de perto o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto.
O acervo reúne documentação de vários formatos e épocas, incluindo também documentos de instituições que, ao longo dos séculos, passaram a integrar a Misericórdia. Nas salas de leitura, os visitantes podem aceder diretamente à informação, seja por via de consulta direta, seja através da sua versão digitalizada.
Mais do que conservar documentos, este arquivo garante a permanência da memória institucional, funcionando como uma fonte segura de informação, prova e testemunho, e assegurando a continuidade do património histórico da Misericórdia do Porto.
SABIA QUE...
Até ao início do século XX, a Quinta da Prelada esteve na posse da família Noronha Menezes. Em 1903, D. Francisco de Noronha Menezes teve um gesto de grande generosidade ao doar a propriedade à Misericórdia do Porto. Atualmente, a Casa da Prelada mantém viva essa herança, acolhendo o Arquivo Histórico da instituição.
Juntos, preservamos História, Cultura e Património.
Quer saber mais?
Conheça o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto.

