Comunicado - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2018/2018%2006%2001%20Comunicado/Comunicado%20MP.png
share print
Comunicado
⌚ 01.06.2018


O Dr. Rui Osório deixou-nos. Assim, sem mais.

Como sempre na sua vida, o Rui Osório foi livre e independente. Padre e jornalista de referência, próximo de D. António Ferreira Gomes, foi também Mesário do Culto e da Cultura da Santa Casa da Misericórdia do Porto entre 1993-1995, integrando a equipa de Avides Moreira.

Com ele partilhei muita atividade política, cívica e Católica. Com ele aprendi a moderna doutrina social da Igreja e uma ideia de "Cultura de Misericórdia ". Foi com ele que renasceu a cultura dentro da Misericórdia do Porto. Fez a exposição "Tesouros da Misericórdia" em 1995, a preparar os 500 anos, e mandou publicar o 3.º volume da História da instituição, com autoria do Eugénio Andrea da Cunha Freitas. Também iniciou a reorganização do Arquivo Histórico.

Perdi, pois, um amigo a quem, sempre reconheci um imenso espírito de liberdade e de crítica a tudo que se confrontasse com esse valor.

Enquanto Provedor da Misericórdia do Porto sei bem da sua mágoa com o modo como foi tratado. Resta-me saber também que sempre me apoiou no exercício do meu mandato.

A Irmandade da Misericórdia do Porto curva-se perante a sua memória.

De volta a casa do Pai, saberá continuar a velar por todos nós.

Paz à sua Alma.

António Tavares


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.