Conferência Cuidados de Saúde Mental: novas perspetivas a nível internacional - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/untitled%20folder/chcf2.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/untitled%20folder/chcf3.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/untitled%20folder/chcf5.jpg
share print
Conferência Cuidados de Saúde Mental: novas perspetivas a nível internacional
⌚ 30.03.2016
Pelo Prof. Doutor José Miguel Caldas de Almeida

Integrado nas comemorações do 133.º aniversário do Centro Hospital Conde de Ferreira, decorreu no dia 31 de março, no Salão Nobre da instituição, uma conferência intitulada: Cuidados de saúde mental - novas perspetivas a nível internacional, pelo Prof. Doutor José Miguel Caldas de Almeida, Caldas de Almeida é Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Numa conferencia muito participativa e interativa, o Prof. Caldas de Almeida sublinhou que a evidência científica mostra que o futuro da saúde mental passa por substituir grandes hospitais psiquiátricos por serviços próximos da comunidade, equipas domiciliárias e serviços hospitalares, bem integrados com os cuidados primários. Esta é, de resto, uma aposta que a Misericórdia do Porto tem vindo a desenvolver no âmbito da prestação de cuidados médicos na área da saúde mental, e não só.

O Professor Catedrático lembrou, a título de exemplo, que o mais antigo hospital psiquiátrico do país (Hospital Miguel Bombarda) fechou portas, o que levou à criação de um conjunto de novos serviços de saúde mental em vários hospitais gerais (Barreiro, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Cascais Amadora, Almada, Setúbal, Évora, Beja) e na comunidade.

O Prof. Doutor Caldas de Almeida destacou ainda a legislação nacional. "Conseguimos desenvolver uma excelente lei de saúde mental, um bom plano de saúde mental; lançamos as bases dos cuidados continuados de saúde mental. Foi um trabalho muito grande do ponto de vista legislativo, de planos, de orçamento. Está feito, agora é só pôr em prática", afirmou.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.