Cyberbulling: Uma nova forma de assédio - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://portaldasaude.scmp.pt/assets/misc/img/Not%C3%ADcias/2020/2020-11-05%20Ciberbulling/banner%20ciber.png
share print
Cyberbulling: Uma nova forma de assédio
⌚ 05.11.2020
Centro Hospitalar Conde de Ferreira

O cyberbullying é um tipo de violência ou de assédio praticado através de meios informáticos ou dispositivos digitais para humilhar, intimidar, ridiculizar, hostilizar ou mesmo perseguir a uma pessoa.

Etimologicamente, o termo cyberbullying, compõe-se das palavras de origem inglesa "cyber", que indica relação com as redes informáticas, e "bullying", que faz referência ao ato de intimidar ou humilhar a uma pessoa.

O cyberbullying, em geral, é mais frequente entre adolescentes ou crianças, mas muitas vezes, os adultos também podem ser vítimas do mesmo. Um estudo realizado recentemente pelo Pew Research Center constatou que aproximadamente quatro em cada dez adultos norte-americanos sofreram algum tipo de assédio virtual, com um quarto dos entrevistados a considerar sua experiência muito ou extremamente perturbadora.

A característica fundamental do cyberbullying é a utilização das redes informáticas e dos recursos tecnológicos atuais, como computadores, telemóveis, tablets e dispositivos de videojogos. Pode ocorrer nas redes sociais, chats, correio eletrónico, páginas web, blogs, seções de comentários, fóruns ou mesmo nas plataformas de jogos. As redes sociais são o canal mais prevalente; quase 60% dos americanos que participaram da pesquisa ??realizada pelo Pew Research afirmaram que o episódio mais recente de assédio sofrido foi pelas redes sociais.

O anonimato do agressor, a falta de uma perceção direta do dano que o agressor possa ter na vítima e a possível adoção de papéis imaginários na rede, fazem do cyberbullying um problema de maior gravidade do que o bullying.

Os tipos de ações que constituem o cyberbullying podem ser diversos, desde insultos, discriminação ou escárnio. Outras formas de cyberbullyin podem ser:

· Criar perfis falsos para ridiculizar, assediar ou confessar em primeira pessoa experiências pessoais verdadeiras ou falsas da vítima, assim como acontecimentos      pessoais, demandas de contato sexual, ou outros.

· Hackear ou roubar a palavra passe do correio electrónico da vítima, ler os seus emails violando a sua intimidade e privacidade e utilizar o acesso ao mesmo para    usurpar a sua identidade ou utilizar informação confidencial.

· Propagar boatos nas redes sociais ou fóruns, provocando à vítima para que esta reaja de forma violenta ou para humilhá-la.

· Enviar mensagens ameaçadores pelo correio, WhatsApp ou redes sociais, aproveitando o anonimato, para assediar a vítima.

· Enviar para as redes sociais fotos reais, vídeos, ou montagens de fotos ou vídeos da vítima, para envergonhá-la publicamente ou prejudicá-la. 

As consequências do cyberbullying podem ser devastadoras a nível psicológico e emocional para a vítima. As manifestações clínicas que a vítima pode apresentar são diversas:

· Perturbações do sono.

· Falta de apetite e perturbações alimentares.

· Baixa autoestima.

· Somatizações diversas, como problemas gástricos e dores de cabeça.

· Perturbações de ansiedade.

· Depressão.

· Irritabilidade.

· Pensamentos destrutivos, como o desejo de morrer.

· Em casos extremos, o suicídio.


Se a vítima do cyberbullying for uma criança ou um adolescente, esta deve ser orientada a procurar ajuda de um adulto. Se for um adulto, este deve recorrer às autoridades. O cyberbullying é considerado um crime.

Por outro lado, a maioria das redes sociais possuem ferramentas para lidar com qualquer tipo de assédio virtual. O Facebook, o Instagram e o Twitter incentivam os usuários a denunciar quaisquer casos de bullying e assédio e oferecem recursos para ajudar aqueles que passaram por alguma situação desse tipo. Quando se trata de plataformas de jogos on-line, ocorre algo semelhante. A maioria das plataformas populares de jogos institui algum tipo de proteção contra o bullying e o assédio virtual, que pode levar a proibições temporárias e permanentes para os assediadores reincidentes.

Se for vítima de cyberbullying procure ajuda. Converse com seus amigos, familiares ou mesmo profissionais de saúde. Eles estão lá para ajudá-lo a encontrar uma solução para o problema.

Também é importante manter as evidências do cyberbullying e do assédio virtual, para que você possa provar que aconteceu, caso decida denunciá-lo. Mantenha cópias das mensagens, postagens de blogs, e-mails, fotos ou qualquer outro material que tenha sido usado.

 

 José M. Romero

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.