Dia Mundial do Braille assinala-se a 4 de janeiro - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2018/2018%2001%2004%20Dia%20mundial%20do%20Braille/braille3.jpg
share print
Dia Mundial do Braille assinala-se a 4 de janeiro
⌚ 02.01.2018

A Misericórdia do Porto produz, através do seu Centro Professor Albuquerque e Castro, diversos materiais em Braille, contribuindo assim para a integração do cidadão cego, visando uma cidadania plena.

Desde 1956 que são publicados livros, publicações e outros materiais em Braille. Atualmente a Imprensa Braille da Misericórdia do Porto produz o Jornal de Notícias, a Visão, a Visão Júnior, as revistas "Poliedro" e "Rosa-dos-Ventos", para além de diversos títulos de obras de autores portugueses e estrangeiros.

As edições com tiragem superior a 1.000 exemplares são produzidas pela via tradicional e as de menor tiragem são produzidas pela via informática.

Porquê o dia 4 de janeiro? Foi neste dia que nasceu Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille. Louis Braille ficou cegou aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas. O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

Veja a reportagem do Jornal de Noticias sobre o Centro Professor Albuquerque e Castro AQUI

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.