Diretora Clínica do Centro Hospitalar Conde de Ferreira em entrevista na SIC - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2019/2019-11-07%20CHCF%20Entrevista%20Programa%20da%20Cristina/safe_image.jpg
share print
Diretora Clínica do Centro Hospitalar Conde de Ferreira em entrevista na SIC
⌚ 08.11.2019

Todos sabemos que "a doença mental foi sempre um problema muito evitado e escondido .(...) Mas 1 em 4 portugueses sofre de uma doença mental. No entanto, apenas 4% da população portuguesa são doentes graves, ainda assim o estigma abrange todos".

Assim interviu a Directora Clínica do Centro Hospitalar Conde Ferreira, ontem, no programa mais visto no horário da manhã, o Programa da Cristina na SIC. 

Rosa Gonçalves, foi uma das convidadas para falar sobre a Saúde Mental e responder a questões fulcrais para quebrar o preconceito associado às doenças mentais.

O Centro Hospitalar Conde Ferreira, não é apenas uma instituição para o internamento prolongado de doentes mentais crónicos. É um Centro Hospitalar com respostas múltiplas na área das demências e da psiquiatria, nomeadamente consultas externas que visam a prevenção, o diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação da comunidade, bem como respostas especializadas para doentes externos como o Centro de Dia para Doentes de Alzheimer e outras Demências e o Serviço de Terapia Ocupacional. 

Veja na integra a intervenção da Diretora Clínica do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, onde aborda as questões mais prementes como: 


O que é a doença mental?

As doenças que não encaradas como doenças mentais.
A tenuidade entre a Saúde Mental e a Doença Mental 
A diferença entre a doença mental e o indivíduo com doença mental.
As capacidades destes doentes e indivíduos.
A ideia errada de que a doença mental exige institucionalização ou que de que é para toda a vida.
O tratamento e a prevenção.
A reabilitação e reintegração.
Minorar a doença, capacitar os doentes e seus familiares.
Os avanços médicos na psiquiatria, que possibilitam o decréscimo da necessidade de institucionalização.

Veja aqui a entrevista na integra.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.