Notícias
Seminário "Envelhecimento: da urgência à decisão interinstitucional"
A Misericórdia do Porto divulga o vídeo com os momentos-chave do seminário "Envelhecimento: da urgência à decisão interinstitucional", realizado no dia 11 de maio, no Auditório D. Pedro IV, no Centro Corporativo da Instituição. Promovido em parceria com a Procuradoria-Geral Regional do Porto e a Unidade Local de Saúde de Santo António, o encontro reuniu especialistas das áreas da Saúde, Justiça, Ação Social e Gerontologia, num espaço de reflexão sobre a proteção das pessoas idosas e a necessidade de respostas mais coordenadas.
Proteger as pessoas idosas
Ao longo da sessão, foram abordados desafios como as situações de vulnerabilidade, as altas hospitalares sem resposta social, a ausência de retaguarda familiar e a articulação entre entidades com intervenção nesta área.
Mais do que analisar o envelhecimento enquanto realidade demográfica, o seminário reforçou a importância de garantir dignidade, proximidade e acompanhamento adequado a cada pessoa.
Durante a iniciativa, foi também exibido o vídeo de testemunhos "O 'tempo' na primeira pessoa", com Germano Silva, Fernanda Niz, Levy Guerra e Joaquim Torres, que partilharam olhares sobre a passagem do tempo, a autonomia, a memória, a família e o papel das instituições.
Veja os principais momentos
O vídeo agora divulgado reúne registos do seminário e permite recordar diferentes instantes da iniciativa.
Assista ao registo do encontro.
SIGA-NOS... Facebook Instagram LinkedIn X YouTube