ERPI Pereira de Lima: colocamos o coração em todos os nossos lugares - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Redes%20Sociais/Do%20Antes%20ao%20Agora/Banner.png
share print
ERPI Pereira de Lima: colocamos o coração em todos os nossos lugares
⌚ 29.10.2024
Do antes ao agora

Este mês propomos uma visita a mais um dos nossos lugares mais emblemáticos.   

Recordamos como este espaço era no passado e revelamos como o podemos encontrar nos dias de hoje.    

O que mudou?    

Esta rubrica permite-lhe (re)descobrir a nossa história através do nosso património.    

SITE Misericórdia do Porto   
FACEBOOK Misericórdia do Porto    
INSTAGRAM Misericórdia do Porto   
LINKEDIN Misericórdia do Porto   
X Misericórdia do Porto   
YOUTUBE Misericórdia do Porto   

Colocamos o coração em todos os nossos lugares!  


ENTÃO... SERÁ QUE CONHECE A HISTÓRIA DA ERPI - ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS PEREIRA DE LIMA?  

Comece por ver o vídeo que preparamos "Do antes ao agora" deste nosso espaço único... 



"Lar Pereira de Lima // Manuel José Pereira de Lima nasceu a 21 de junho de 1836, na cidade do Porto. Casou com Claudina Carmina Pinto Dias Lima, da qual não teve filhos e faleceu a 1 de janeiro de 1899.

A 11 de maio 1896, Manuel José Pereira de Lima lavrou o seu testamento através do qual deixou o usufruto de toda a sua herança para a mulher. 

Este benfeitor, para além de contemplar a Santa Casa da Misericórdia do Porto com vários prédios rústicos e urbanos, também deixou determinado por disposição testamentária o seguinte: "se minha mulher instituir na sua propriedade sita em Villa Nova da Gaya, rua do Castello numero um e seis, um asylo para cegos, e a administração deste asylo ficar a cargo da mesma Santa Casa da Misericórdia, n'este caso os predios que a esta deixo em propriedade, ou o produto da venda d'elles, servirá para fundo permanente para manutenção do mesmo asylo."

A 1 de janeiro de 1938, António Luís Gomes, provedor da Misericórdia do Porto, inaugurou o "Asilo de Cegos Pereira de Lima", em Vila Nova de Gaia, tendo como fim um asilo para idosos invisuais de ambos os sexos, assim se mantendo até 1975. Este estabelecimento, a partir deste ano, passou a acolher, também, idosos com necessidade de internamento.

O Asilo, passados 10 anos da sua inauguração, contava com lotação esgotada, acolhendo 24 asilados, sendo 11 do sexo masculino e 13 do feminino.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto, em Mesa da Assembleia Geral de 27 de novembro de 2019, aceitou participar com o Município de Vila Nova de Gaia no projeto de criação de uma ligação mecânica entre a margem fluvial e o alto do Castelo através da cedência, ao domínio público, de uma parcela de terreno (95 m²), a desanexar do prédio urbano, denominado como ERPI Pereira de Lima.

Sendo a ERPI Pereira de Lima uma estrutura residencial para pessoas idosas particularmente acolhedora e com um excelente nível de serviço, devido à sua localização no lugar do Castelo, em Santa Marinha, oferecia aos seus utentes uma vista privilegiada sobre o rio Douro e a cidade do Porto, e era um espaço que congregava a partilha de experiências dos idosos e dos seus familiares. Contudo, era "servida por acessos limitados e íngremes", que tornavam "os seus residentes menos autónomos reféns do próprio espaço". Neste sentido, em 2023, a Misericórdia do Porto, em articulação com o Instituto da Segurança Social, decidiu não descontinuar a resposta, mas transferir os residentes desta unidade para as ERPI Nossa Senhora da Misericórdia e ERPI São Lázaro."


Fonte: Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto 


QUER SABER MAIS SOBRE A NOSSA OFERTA?

Saiba tudo sobre as nossas Respostas de Apoio a Pessoas Idosas.


SIGA-NOS...   Facebook    Instagram    LinkedIn    X    YouTube 
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.