MMIPO Exibe Peça do Museu Nacional Machado de Castro - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/slider_homepage/M-expo-sepulcro-bannersiteV2.png
share print
MMIPO Exibe Peça do Museu Nacional Machado de Castro
⌚ 09.09.2016
"Um simbólico sepulcro"

Está patente no MMIPO, até 2 de novembro, a Exposição intitulada "Um simbólico sepulcro". Esta é a segunda exposição resultante do Protocolo estabelecido entre a SCMP e a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), que prevê a cedência temporária de peças do Museu Nacional Machado de Castro ao MMIPO.

A peça em exposição no MMIPO é a Urna Eucarística, do Século XVIII, em prata relevada, incisa e recortada. Este objeto era utilizado na reposição eucarística, sendo proveniente do Convento do Louriçal. Com efeito, utilizada como recetáculo, a urna eucarística era uma alfaia religiosa usual nas cerimónias da Semana Santa.

Pousada sobre uma base elevada, a urna era exposta aos fiéis sobre um altar ornamentado especialmente para o efeito, o qual era também designado por Sepulcro ou Monumento. Apenas flores e velas acesas eram permitidas para enquadrar o simbólico "Sepulcro", sendo interdita a utilização de panos negros, a exposição de outras alfaias religiosas ou de imagens de santos e ainda de representações alusivas à Paixão de Cristo.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.