Formação "Ser Acolhido para Saber Acolher" - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2021/2021-11-26%20Newsletter/IMG_20211125_113546.jpg
share print
Formação "Ser Acolhido para Saber Acolher"
⌚ 26.11.2021
Casa de Acolhimento - Colégio Barão de Nova Sintra

No âmbito do Plano de Formação da Casa de Acolhimento - Barão de Nova Sintra, foi realizada uma formação de 35 horas, intitulada "Ser Acolhido para Saber Acolher" com a Plataforma PAJE (Apoio a Jovens Ex Acolhidos) com o objetivo de promover um ambiente de trabalho saudável e favorável para a execução dos objetivos da Casa.

Assim, a formação dotou as Equipas (Auxiliar, Educativa e Técnica) de ferramentas emocionais e de estratégias de coping* necessárias para o saudável desempenho das suas funções, fomentando o espírito de equipa e a coesão de grupo, promovendo, ainda, boas práticas com as crianças e jovens que facilitem as suas relações e atenuem as marcas que têm do seu passado.

 Os conteúdos programáticos da formação abordaram diversas questões tais como a autoridade e limites, a gestão dos afetos e emoções, o impacto do trauma no desenvolvimento infantil e as suas repercussões no comportamento das crianças, o stress específico dos colaboradores da Casa de Acolhimento e a importância do trabalho em equipa.

 Constituiu, um momento efetivo de formação que desde logo, contribuiu para a coesão e crescimento de toda a equipa, em torno do cumprimento da nossa Missão.

 


* O coping é o processo cognitivo utilizado pelos indivíduos para lidar com situações de stress e que inclui os esforços para administrar problemas no seu quotidiano.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.