MMIPO 15 JUN | Inauguração da exposição "Tesouros do Palácio Nacional de Mafra" - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-06-15%20Ecposi%C3%A7%C3%A3o%20Atlas/Site%20mafra%20exposi%C3%A7%C3%A3o.png
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-06-15%20Ecposi%C3%A7%C3%A3o%20Atlas/800px-Joan_Blaeu_(J.van_Rossum).jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-06-15%20Ecposi%C3%A7%C3%A3o%20Atlas/Mapa.jpg
share print
MMIPO 15 JUN | Inauguração da exposição "Tesouros do Palácio Nacional de Mafra"
⌚ 13.06.2017
Da Casa da Livraria de Mafra para o MMIPO

Inaugura no dia 15 de junho a exposição temporária "Tesouros do Palácio Nacional de Mafra - Da Casa da Livraria de Mafra para o MMIPO", com a apresentação do mapa BLAEU, Joan, 1596-1673, patente até 31 de agosto.

Esta mostra surge no âmbito do protocolo estabelecido entre a Misericórdia do Porto e a DGPC - Direção Geral do Património Cultural, parceria que leva até ao MMIPO peças do acervo de reconhecidos museus nacionais. O Museu Nacional Machado de Castro foi o primeiro a ceder peças no âmbito deste protocolo,  agora é a vez do MMIPO desvendar alguns dos tesouros do Palácio Nacional de Mafra.

O Atlas BLAEU, Joan, 1596-1673 é uma obra de referências cartográficas da época, moderno e completamente corrigido, revela as limitações de conhecimento sobre a Costa Oeste da América do Norte, no Ártico e na Nova Holanda (hoje Austrália). Foi impresso em Amesterdão (embora esta indicação não esteja expressa na obra) apenas três anos antes daquele que é considerado o seu mais importante e ambicioso projeto - O Atlas Maior.  

Joan Blaeu era proveniente de uma família toda ela ligada à produção de grandiosos atlas, filho de um dos mais importantes cartógrafos e estampadores de mapas dos Países Baixos, Willem Janszoon Blaeu, expoente máximo da representação e edição de atlas do período áureo holandês a par de Ortelius ou Mercator.  O atlas em exposição no MMIPO respeita os critérios de qualidade das edições anteriormente produzidas pelo pai. Algumas das estampas são da sua autoria, muitas do próprio pai, outras anónimas ou ainda de obras de referência de autores como Barlaeus ou Joannes Luduvicus Gotofredus.

Esta exposição é uma oportunidade única de conhecer a visão do mundo de outros tempos, através de uma peça histórica de uma singular raridade.

Mais informações acerca da exposição AQUI.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.