Inauguração da exposição "Topázio - 140 Anos de Prata", na Galeria dos Benfeitores - MMIPO - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/0002a.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/0118ajpg.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/0107a.jpg
share print
Inauguração da exposição "Topázio - 140 Anos de Prata", na Galeria dos Benfeitores - MMIPO
⌚ 13.11.2015

Depois de um ano de comemorações, a Topázio volta a assinalar o 140º aniversário da marca no dia 12 de novembro, no Porto. Vhils é o autor da 14ª peça da exposição "Topázio - 140 anos de Prata", que vai ser apresentada no Museu da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores.

Para comemorar os 140 anos de história e tradição na arte de trabalhar a prata, a Topázio convidou 14 autores, um por cada década de vida da marca, para criar uma peça com inspiração no tradicional Jarrão D. João V. Os arquitetos Cristina Santos e Silva, Didier Faustino e Dino Gonçalves, os estilistas Dino Alves e Nuno Baltazar, os designers Fernando Brízio, Marco Sousa Santos, Sam Baron, Teresa Lundahl e Toni Grilo, os artistas plásticos Joana Vasconcelos e Rodrigo Oliveira e a designer de interiores Nini Andrade Silva aceitaram o repto.

Alexandre Farto aka Vhils junta agora a sua peça às dos outros autores. "Esta abertura às mais diversas formas de arte, que todas estas peças representam, é o reflexo do caminho que a Topázio quer seguir, não perdendo a sua base tradicional, mas tendo os olhos postos na arte urbana, nas tendências emergentes, no design e na decoração do futuro", explica Rosário Pinto Correia, administradora da Topázio

A peça projetada por Vhils é uma reinterpretação integral do singular Jarrão D. João V. "Contrapondo o dramatismo e exagero lírico característicos do barroco com a simplicidade das linhas puras de inspiração contemporânea, a peça pretende ser um objeto exclusivo de inspiração atual, ressaltando o primor e o carácter único da produção de linha artesanal e artística", fundamenta o autor, sem desvendar mais detalhes.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.