Inscrições Abertas para experimentar a Solução LIFANA - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Banner.png
share print
Inscrições Abertas para experimentar a Solução LIFANA
⌚ 21.02.2019
Adira à Assistência alimentar e nutricional ao longo da vida.
A Misericórdia do Porto integra o projeto LIFANA - Lifelong Food and Nutrition Assistance Package, em parceria com o Luxembourg Institute of Science and Technology, o Luxembourg Institute of Health, a Fraunhofer AICOS, a Gociety Solutions, a Unie van Katholieke Bonden van Ouderen, a Cereneo Schweiz AG e a Sonae Modelo Continente. Esta rede de entidades reuniu esforços, conhecimento e experiência para desenvolver e testar a Lifana, uma solução de apoio a uma nutrição saudável para indivíduos com + de 60 anos e com um perfil diversificado, desde pessoas ativas, até utilizadores que necessitam de cuidados de saúde, promovendo-se, assim, uma vida mais longa e mais saudável, em casa.

O QUE NOS INSPIROU?

Muitos idosos sofrem de desnutrição, o que pode causar (ou ser causada por) condições crónicas de saúde, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral ou até mesmo osteoporose. Através de ajustes apropriados às suas dietas, com base no aconselhamento personalizado por nutricionistas, pretende-se diminuir o impacto das doenças pré-existentes, assim como os riscos de desenvolver novas condições.

Neste contexto, o projeto LIFANA visa reduzir o esforço das tarefas diárias relacionadas com a alimentação, quer para os utilizadores finais, quer para os seus cuidadores, integrando as recomendações para as refeições, que incidem em receitas, serviços de entrega de mercearias e listas de compras inteligentes.

EM QUE INOVAMOS?

O objetivo da LIFANA é desenvolver e avaliar a APP LIFANA Nutrition Solution, que apoia a nutrição saudável, em todas as fases do envelhecimento, desde idosos ativos, até indivíduos que necessitam de cuidados diários. Ela recomendará as refeições durante uma semana inteira, com base nas preferências do utilizador, como a cultura, o paladar e o orçamento, mas, mais importante, tendo como referência os conselhos personalizados da equipa de nutricionistas. O objetivo é incluir pratos que sejam nutricionalmente apropriados e que o participante goste. Dependendo das habilidades individuais e do estado do utilizador, a aplicação dará apoio na escolha dos produtos alimentares. No caso de a confeção ser levada a cabo pelos cuidadores, estes recebem, igualmente, orientações para confeção.

QUAL O IMPACTO?


Os participantes beneficiam de recomendações personalizadas, baseadas no aconselhamento por uma equipa de nutricionistas especializados, em simultâneo com o apoio à decisão, no supermercado, que permitirá aos utilizadores uma mudança dos seus hábitos alimentares, promovendo um estilo de vida mais saudável e escolhas mais inteligentes. A LIFANA também aborda aspetos socioeconómicos, aproveitando ofertas promocionais do retalho.

A equipa do projeto espera uma melhoria significativa do bem-estar e uma diminuição do risco de desnutrição durante os testes de campo, que contará, em três países, com um universo de cerca de 280 participantes.

PORQUE DEVO PARTICIPAR?


Os participantes ao integrarem este projeto são submetidos a um check up nutricional inicial, com diagnóstico e definição de perfil. Durante os 12 meses de realização do teste, são monitorizados e acompanhados, de perto, pela equipa de nutrição, com vista ao controlo e apoio à otimização e correta utilização das ferramentas à disposição. É esperado, no final do ensaio, que os participantes tenham melhorado o seu estado geral de saúde e bem -estar.

+INFO lifana@scmp.pt  | INSCRIÇÕES AQUI
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.