Josefa De Óbidos no MMIPO antes de seguir para o Museu do Louvre - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/Imagem%20digital%20Josefa%20de%20%C3%93bidos.jpg
share print
Josefa De Óbidos no MMIPO antes de seguir para o Museu do Louvre
⌚ 15.12.2015
Foi inaugurada no passado dia 17 de dezembro a exposição da pintura "Santa Maria Madalena", de Josefa de Óbidos, no MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto, onde ficará em exposição até ao dia 20 de janeiro. Nessa altura, a pintura seguirá para o Museu do Louvre, para integrar a exposição permanente daquele que é considerado um dos mais prestigiados museus do mundo.

A obra foi adquirida pelo luso-descendente Phillipe Mendes num leilão da Sothebys, em Nova Iorque, que a doou ao Museu do Louvre, em Paris, onde permanecerá quando terminar a exposição. Esta passagem pelo MMIPO, no Porto, constitui uma oportunidade única para todos os portugueses e estrangeiros apreciarem o quadro, no seu país de origem.

A sessão de inauguração começou pelas 17h00, com uma conferência por Joaquim Caetano de Oliveira, do Museu Nacional de Arte Antiga, seguida de um recital de flauta e harpa.

A História da pintura e da pintora portuguesa que vai para o Louvre

Apaixonado pela obra de Josefa de Óbidos (1630-1684), a única pintora profissional em Portugal no século XVII, cujo estilo impulsionou o movimento Barroco português, o proprietário Phillipe Mendes, 40 anos, tinha o sonho de a ver representada no Louvre.

O Museu do Louvre, em Paris, recebeu 9,3 milhões de visitantes em 2014, sendo o museu de arte mais visitado do mundo.

De acordo com o galerista português - emigrado em França desde os 14 anos, onde estudou História da Arte e Direito - atualmente existem apenas duas obras de pintura portuguesa no Louvre: uma natureza morta, criada por Baltazar Gomes Figueira (1604-1674), pai de Josefa de Óbidos e seu mestre, que se encontra exposta nas salas de pintura espanhola, e outra de Domingos Sequeira (1768-1837), que não se encontra patente ao público.

"O Louvre aceitou a doação, e a pintura de Josefa de Óbidos vai ficar exposta junto à do pai", explica Phillipe Mendes, que está a organizar uma celebração da entrada do quadro no museu parisiense com a colaboração da Embaixada de Portugal em Paris, e a comunidade portuguesa local.

"Quero divulgar a arte portuguesa de qualidade, e o Louvre é a melhor montra para o fazer", justificou na altura o proprietário, que criou uma associação em Paris com o objetivo de referenciar a pintura portuguesa antiga em todo o mundo e de a restaurar, mostrar e divulgar, "fora de Portugal".

Josefa de Ayala Figueira - mais conhecida por Josefa de Óbidos - nasceu em 1630, em Sevilha, Espanha, e faleceu em 1684, em Óbidos, Portugal, com 54 anos, mas conheceu grande sucesso ainda em vida, pelo seu estilo original.

Conheça o MMIPO em http://www.mmipo.pt/

https://www.scmp.pt/pt-pt/cultura/mmipo


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.