Mapa de Joan Blaeu em exposição no MMIPO até 31 de agosto - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/F%C3%A9rias/ATLAS.JPG
share print
Mapa de Joan Blaeu em exposição no MMIPO até 31 de agosto
⌚ 03.08.2017

A exposição "Tesouros do Palácio Nacional de Mafra - Da Casa da Livraria de Mafra para o MMIPO" está patente até ao final do mês na Sala da Memória.

O mapa de Joan Blaeu é uma obra de referência cartográfica do século XVII.

Impresso em Amesterdão apenas três anos antes daquele que é considerado o seu mais importante e ambicioso projeto - O Atlas Maior -, o mapa em exposição revela as limitações à época de conhecimento sobre a Costa Oeste da América do Norte, o Ártico e a Nova Holanda (hoje Austrália).

Joan Blaeu era proveniente de uma família ligada à produção de grandiosos atlas, filho de um dos mais importantes cartógrafos e estampadores de mapas dos Países Baixos, Willem Janszoon Blaeu, expoente máximo da representação e edição de atlas do período áureo holandês a par de Ortelius ou Mercator.

Esta exposição decorre de mais uma iniciativa no âmbito do protocolo celebrado entre a Misericórdia do Porto e a DGPC - Direção-Geral do Património Cultural, corporizando uma parceria que permite ao MMIPO acolher, temporariamente, peças de relevo do acervo de outros museus nacionais.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.