Mensagem do Capelão-Mor - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020%2005%2010%20Dia%20Miseric%C3%B3rdia/Dia%20de%20Nossa%20Senhora%20da%20Miseric%C3%B3rdia%20banner%20site.png
share print
Mensagem do Capelão-Mor
⌚ 09.05.2020
O Dia de Nossa Senhora da Misericórdia 2020

Este ano de 2020, não podemos celebrar juntos o Dia de Nossa Senhora da Misericórdia. É uma dor compartilhada por todos os membros da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Uma dor que nos aproxima mais da dor de quem por estes dias sofreu com a doença e com a morte, que nos surpreendeu numa Primavera inesperada. Mas a dor dá-nos a viver um imenso mundo interior que, nos dias comuns, deixamos perder pela falta de atenção. Não há oração, nem poesia, nem encontro sem a concentração do olhar que nos é dado pela força da privação.

Um Olhar mais Expressivo
Quem entra na nossa Igreja Privativa dá de frente com a imagem imponente de Nossa Senhora da Misericórdia. O silêncio criado pela obra de arte, faz o orante mergulhar no centro escondido da vida. Maria viveu a experiência de Deus que está na origem de todas as vidas. E cantou o oração magnífica que inspira todas as orações. Deus volta o  seu olhar para a humildade, "lembrado da sua misericórdia".

Um maio mais Florido
No Maio mais florido deste ano, o ar está mais limpo e o mundo mais leve para ouvir o apelo da vida que habita todos os viventes. A Rua é de Flores e a Cidade de mistérios é mais nossa. Estamos mais capazes de contemplar e de estimar o espaço como extensão da vida e o tempo como escuta do infinito que nos habita e nos move. A saudade das palavras partilhadas e dos abraços que aproximam leva-nos mais longe a sentir a manhã que sucede à noite em que Deus mora.

Uma Prece mais Intensa
Do coração, mais fervorosa, sobe uma prece, acompanhando quem é mais tocado pela dor da doença e da morte que anda à solta nestes dias pelo mundo. A Senhora da Misericórdia é a pura sensibilidade à aceitação da dor e do sofrimento. É um convite a depor a veste que separa do semelhante que padece a tribulação e que sofre a indigência.

Um Voto mais Vivido
A Santa Casa da Misericórdia do Porto é um manto de acolhimento da vida vulnerável. Nos seus muitos lugares de socorro e de acrescentamento da velhice, da infância, da diferença, do acolhimento, da doença, ouve-se um voto mais vivido e mais sentido de quantos e quantas servem e são servidos. Nossa Senhora da Misericórdia é o sinal sensível da nossa identidade, assumida e acrescentada pela prova que sobreveio aos nossos dias.

Jorge Cunha
Capelão-Mor da Misericórdia do Porto
top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.