Misericórdia do Porto é co-promotora do projeto NutriAge - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-05-26%20DIS/foto%201.jpg
share print
Misericórdia do Porto é co-promotora do projeto NutriAge
⌚ 26.05.2017
Projeto de cooperação transfronteiriça

No âmbito do Programa INTERREG Espanha - Portugal (2014-2020) foi aprovado o projeto NutriAge.

Trata-se de um projeto de cooperação transfronteiriça que será implementado por um Consórcio que reúne nove parceiros: Misericórdia do Porto, Junta da Galiza, Universidade de Santiago de Compostela, Universidade Católica Portuguesa, Associación Clúster Alimentario de Galicia, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ANFACO-CECOPESCA, PortugalFoods e Fundación Ramón Domínguez. 

Sob o título "Soluções avançadas para um envelhecimento saudável através da nutrição no marco da Euro-Região Galiza - Norte de Portugal", o projeto NutriAge pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.

Pretende-se promover um envelhecimento saudável e prevenir o declive funcional e cognitivo através do desenho e da avaliação de estratégias nutricionais personalizadas, fundamentadas sobre a alimentação tradicional atlântica e o desenvolvimento de novos alimentos e suplementos nutricionais, dirigidos a cobrir as suas necessidades e preferências.

O projeto terá a duração de 3 anos, tendo já sido assinado pelo Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, o Acordo de Cooperação que marca o arranque do projeto.

A aprovação desta candidatura vai ao encontro da linha estratégica da Misericórdia do Porto.

Será estabelecido um trabalho em rede com parceiros nacionais e internacionais dos diferentes setores, com forte impacto nas respostas sociais e reforço da contribuição da Instituição em novas Políticas Públicas que melhorem a qualidade de vida da população idosa.

Num contexto europeu, em que existem cerca de 20 milhões de pessoas idosas em risco de desnutrição, representando 120 biliões de euros em custos extras por ano, urge a implementação de respostas cada vez mais preventivas e eficientes.

A meta lançada pela Comissão Europeia consiste em aumentar a esperança média de vida saudável dos cidadãos da UE em 2 anos, até 2020, reforçando a necessidade de gerar um maior conhecimento científico e novas soluções para um envelhecimento ativo e saudável, fator impulsionador do projeto NutriAge.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.