Misericórdia do Porto integra Programa Humaniza - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2018/2018%2012%2020%20Humaniza/Humaniza.png
share print
Misericórdia do Porto integra Programa Humaniza
⌚ 20.12.2018
Projeto da Fundação "La Caixa" presta assistência a pessoas com doença avançada

No âmbito do programa Humaniza da Fundação "La Caixa", a Misericórdia constituiu a sua Equipa de Atenção Psicossocial (EAPS), composta por 2 psicólogas e 1 assistente social. O principal objetivo é oferecer atenção integral a pessoas com doença avançada, assim como aos seus familiares, melhorando a qualidade de vida destas pessoas e das suas famílias, com atenção especial a aspectos emocionais, sociais e espirituais, nomeadamente no luto. A equipa EAPS da Misericórdia do Porto irá reforçar, numa primeira fase, as Equipas de Cuidados Paliativos de dois importantes Centros Hospitalares, não obstante a intervenção recairá, também, junto dos utentes apoiados nos Equipamentos Sociais da Misericórdia do Porto, particularmente os dirigidos à população idosa, procurando a melhoria continua da qualidade dos serviços prestados. 

A Fundação "La Caixa" é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover uma sociedade mais igualitária. Desde 2008, que em Espanha, a fundação "La Caixa" implementou um Programa de Atenção Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, e contando já com 42 equipas de EAPS, presentes nas 17 regiões autónomas espanholas (tanto em contexto hospitalar, como domiciliário). 

Já este ano, em 2018, a " La Caixa" alargou o âmbito da sua actividade a Portugal para implementar, em conjunto com o BPI, programas com impacto transformador, um deles o Programa Humaniza que pretende reforçar o apoio a pessoas com doenças avançadas, que ameaçam as suas vidas. Este projeto é agora alargado e adaptado a Portugal, com a criação de 10 equipas EAPS nas principais regiões do país, sendo que uma das duas localizadas na região Norte é a da Misericórdia do Porto. Através deste programa as equipas que operam no terreno recebem a formação especializada, suporte e acompanhamento necessários ao desempenho da missão e objetivos definidos.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.