Misericórdia do Porto integra Projeto ALOHA do consórcio Porto4Ageing - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-07-06%20ALOHA/Workshop%20Aloha.png
share print
Misericórdia do Porto integra Projeto ALOHA do consórcio Porto4Ageing
⌚ 05.07.2017
Apresentação no workshop "Adesão à medicação e aos planos terapêuticos"

A Misericórdia do Porto integra o projeto ALOHA, do consórcio parceiro Porto4Ageing. O Projeto lançado durante o Workshop "Adesão à medicação e aos planos terapêuticos", que se realiza nos próximos dias 6 e 7 de julho, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.  O projeto ALOHA é uma iniciativa que prevê o desenvolvimento de uma plataforma online que pretende informar e formar os idosos e prestadores de cuidados na área da prevenção. O projeto prevê a tradução e adaptação cultural e regional da plataforma para português. Esta é uma iniciativa conjunta com o Reference Site Gérontopôle Autonomie Longévité des Pays de la Loire, de Nantes, França.

A apresentação oficial e lançamento do Site Academia do Bem Envelhecer, acontece no próximo dia 7 de julho, e contou com a contribuição da Misericórdia do Porto na tradução e publicação de artigos na área da prevenção e sensibilização para a Vacinação da população Idosa.  A plataforma "Academia do bem Envelhecer" é um projeto conjunto entre os membros do consórcio que pretende informar e formar os idosos e prestadores de cuidados na área da prevenção nas áreas relacionadas com o Envelhecimento Ativo e Saudável. A Misericórdia do Porto é autora de alguns dos artigos publicados na plataforma, nomeadamente sobre a importância da toma da vacinação na população idosa. 

O consórcio Porto4Ageing reúne mais de 90 organizações, a grande maioria delas estabelecida na Área Metropolitana do Porto. A parceria é construída sobre a abordagem de quádrupla hélice, envolvendo diferentes partes interessadas (Decisores/ Prestadores de Cuidados; Empresas/ Indústria; Academia/ Investigação e Sociedade Civil/ Utilizadores) que estão em boa posição para conduzir mudanças estruturais muito além do âmbito que toda uma organização pode querer alcançar por conta própria para inovar e testar em contextos do mundo real, na área do Envelhecimento Ativo e Saudável.

O consórcio foi constituído na sequência da candidatura ao Programa Reference Site da Comissão Europeia, tendo sido distinguida a nossa região como um Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável. O Porto4Ageing tem como objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando diversos atores regionais que trabalham e que têm práticas nesta área. Existem 5 áreas que detêm um maior enfoque na sua atuação, nomeadamente: (a) Adesão à Terapêutica; (b) Prevenção de Quedas; (c) Prevenção da Fragilidade; (d) Cuidados integrados; (e) Vida independente.  

Mais informações AQUI



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.