Notícias
O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto inaugura, no dia 7 de novembro, pelas 18h00, a exposição "Joias para a Democracia", um projeto que realça o papel das mulheres na construção da democracia. Esta mostra ficará patente de 8 de novembro a 26 de janeiro e pode ser visitada das 10h00 às 17h30.
Promovido pela Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea (PIN) e com o apoio de Sharma Jewels, o projeto nasce de um desafio lançado aos joalheiros membros da PIN para criarem joias inspiradas em mulheres que se tenham distinguindo na luta pelos valores democráticos.
A homenagem estende-se tanto a mulheres conhecidas como àquelas que, de forma anónima, contribuíram para estes valores. As figuras femininas destacadas incluem mulheres com ou sem cargos políticos, esposas que acompanharam figuras públicas, bem como familiares, escritoras, educadoras, artistas e ativistas.
Após uma primeira apresentação no Museu do Tesouro Real durante a 2.ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa, numa celebração também dos 50 anos do 25 de abril, o MMIPO convida-o a conhecer a história de mulheres que lutaram pela liberdade.
Curadoria: Marta Costa Reis
Design Gráfico: Áurea Praga
QUER SABER MAIS?
Conheça o MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.