Prémio D. António Francisco dos Santos atribuído à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/2019/2019-09-11%20Pr%C3%A9mio%20D.%20Antonio%20Francisco/peregrinacao_1.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/2019/2019-09-11%20Pr%C3%A9mio%20D.%20Antonio%20Francisco/Pr%C3%A9mio%20D.%20Ant%C3%B3nio%20Francisco%20Santos.jpg
share print
Prémio D. António Francisco dos Santos atribuído à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
⌚ 11.09.2019
O Prémio D. António Francisco, no valor de 75 mil euros, vai ser atribuído na sua segunda edição à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, anunciaram hoje os promotores do galardão. O trabalho desenvolvido por esta associação representa uma causa que merece sempre a maior atenção e cuidado de toda a sociedade, cumprindo de forma exemplar os objetivos deste prémio.

O Prémio D. António Francisco, no valor de 75 mil euros, vai ser atribuído na sua segunda edição à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, anunciaram  os promotores do galardão.

O trabalho desenvolvido por esta associação representa uma causa que merece sempre a maior atenção e cuidado de toda a sociedade, cumprindo de forma exemplar os objetivos deste prémio.

O júri do Prémio D. António Francisco é constituído pelo Provedor da Misericórdia do Porto, o presidente da Associação Comercial do Porto, e pelo presidente da Irmandade dos Clérigos que o atribuíram na sua segunda edição à associação fundada a 25 de junho de 1990 e que tem sede em Lisboa mas é de âmbito nacional.

O Prémio D. António Francisco dos Santos é uma iniciativa solidária, que se destina a apoiar cidadãos e projetos que se distingam na "promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz".

A APAV é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais, uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

Pelo segundo ano consecutivo, na data que assinala dois anos do falecimento de D. António Francisco dos Santos (11 de setembro de 2017) foi atribuído este prémio "em homenagem a um homem que deixa uma enorme saudade", o bispo do Porto, desde 2014, que faleceu aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, na sequência de um problema cardíaco.

A data da cerimónia de entrega do prémio "será anunciada oportunamente".

Na sua primeira edição foram distinguidos projetos de apoio aos refugiados e população desfavorecida na cidade do Porto - Centro de São Cirilo e o trabalho do Serviço Jesuíta aos Refugiados na Unidade Habitacional de Santo António, dos Jesuítas.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.