Prémio D. António Francisco dos Santos atribuído hoje à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2019/2019-12-20%20Pr%C3%A9mio%20Anto%20Francisco%20dos%20Santos/Pr%C3%A9mio%20D.%20Ant%C3%B3nio%20Francisco%20Santos.jpg
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2019/2019-12-20%20Pr%C3%A9mio%20Anto%20Francisco%20dos%20Santos/peregr1.jpg
share print
Prémio D. António Francisco dos Santos atribuído hoje à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
⌚ 20.12.2019

O Prémio D. António Francisco, no valor de 75 mil euros, foi entregue hoje à APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

O trabalho desenvolvido por esta associação representa uma causa que merece sempre a maior atenção e cuidado de toda a sociedade, cumprindo de forma exemplar os objetivos deste prémio.

O júri do Prémio D. António Francisco é constituído pelo Provedor da Misericórdia do Porto, o presidente da Associação Comercial do Porto, e pelo presidente da Irmandade dos Clérigos que o atribuíram na sua segunda edição à associação fundada a 25 de junho de 1990 e que tem sede em Lisboa mas é de âmbito nacional.

O Prémio D. António Francisco dos Santos é uma iniciativa solidária, que se destina a apoiar cidadãos e projetos que se distingam na "promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz".

A APAV é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais, uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

Pelo segundo ano consecutivo, na data que assinala dois anos do falecimento de D. António Francisco dos Santos (11 de setembro de 2017) foi atribuído este prémio "em homenagem a um homem que deixa uma enorme saudade", o bispo do Porto, desde 2014, que faleceu aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, na sequência de um problema cardíaco.

Na sua primeira edição foram distinguidos projetos de apoio aos refugiados e população desfavorecida na cidade do Porto - Centro de São Cirilo e o trabalho do Serviço Jesuíta aos Refugiados na Unidade Habitacional de Santo António, dos Jesuítas.

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.