Programa Chave de Afetos cresce com Rede de parceiros - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2018/2018%2009%2017%20Chave%20de%20Afetos/11111.png
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2018/2018%2009%2017%20Chave%20de%20Afetos/IMG_7622.JPG
share print
Programa Chave de Afetos cresce com Rede de parceiros
⌚ 17.09.2018
Juntas de Freguesia assumem papel de proximidade

O Chave de Afetos ganha novos parceiros e cresce com uma rede de entidades de proximidade que potenciam o impacto e o volume de resposta do serviço. O Programa, fundado em 2011, integra a oferta de respostas sociais da Misericórdia do Porto. Amplamente reconhecido e destacado como uma Iniciativa de Inovação Social, o Chave de Afetos tem como objetivo apoiar idosos, do concelho de Porto, que vivam sós ou em risco de isolamento.

Através de uma rede integrada, composta por organizações sociais e entidades Públicas locais, o Chave de Afetos identifica e sinaliza os indivíduos seniores com requisitos para integrarem o projeto, disponibilizando o serviço de teleassistência e acompanhamento pela equipa de voluntariado da Misericórdia do Porto. 

Após três anos de atividade o Chave de Afetos foi submetido a uma avaliação de impacto social, destacando-se como principais resultados: 

- Aumento do Sentimento de Segurança; 
- Diminuição dos Riscos do isolamento e da Solidão;
- Melhoria dos relacionamentos Interpessoais; 
- Aumento do número de saídas da habitação. 

A Junta de Freguesia do Bonfim é um dos parceiros pioneiros da Misericórdia do Porto desde a criação do Programa Chave de Afetos, como entidade sinalizadora de potenciais beneficiários. Após seis anos de trabalho conjunto a parceria foi reforçada com a assinatura de um novo protocolo no passado mês de julho. 

O trabalho de proximidade e acompanhamento dos idosos, realizado pela equipa técnica da Junta de Freguesia do Bonfim, e a partilha de boas práticas, são aspetos fundamentais para o aumento do impacto social na freguesia, resultando numa diminuição do isolamento sénior.

Contactos para mais informações AQUI.


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.