Programa de Competências Socioemocionais - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2022/2022-01-14%20Newsletter/Imagem_02.jpg
share print
Programa de Competências Socioemocionais
⌚ 14.01.2022
CNSE

O Colégio, através dos seus Serviços de Psicologia, está a implementar, nas turmas do 1.º Ciclo, o Projeto "Devagar se vai ao Longe" para promoção de competências socioemocionais. Trata-se um programa de referência das academias Gulbenkian, referenciado já em relatórios da União Europeia.

O projeto pretende promover as competências socioemocionais, o desempenho académico e contribuir para a redução dos problemas de comportamento externalizantes. Irá incidir nas seguintes áreas: Autoconsciência, Consciência Social, Autocontrolo, Relacionamento Interpessoal e Tomada de Decisão responsável em situações sociais.

 Relativamente à Autoconsciência pretende-se aumentar a compreensão dos sentimentos do outro, fazer uma análise clara das nossas capacidades e fomentar uma autoconfiança real. No âmbito da Consciência Social pretende-se ganhar consciência do que os outros sentem, ter a capacidade de se descentrar de si e centrar-se no outro, estabelecendo interações positivas. Relativamente ao Autocontrolo tem-se como objetivo saber lidar com as próprias emoções de forma construtiva, nomeadamente conseguir gerir emoções como raiva, medo, tristeza e alegria. Trabalhar-se-á também a inteligência emocional, a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os do outro, agindo em conformidade. Em relação ao Relacionamento interpessoal pretende-se trabalhar os vários estilos de comunicação e saber identificá-los em cada situação, de forma a prevenir comportamentos desadequados, nomeadamente o Bullying. No que concerne à Tomada de decisão responsável em situações sociais pretende-se fomentar a avaliação de todos os intervenientes na tomada de decisão, identificando a consequência provável e assumindo a sua responsabilidade.

Este projecto está a ser trabalhado, quinzenalmente, nas aulas de Complemento ao Trabalho de Turma em todos os anos de escolaridade do 1.º Ciclo com a dinamização da psicóloga do Colégio, de uma psicóloga estagiária e em colaboração com as professoras titulares.



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.