Celebre no MMIPO o Dia Nacional dos Centros Históricos 2017 - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017-03-25%20Centros%20Historicos/Banner_Centros%20Hist%C3%B3ricos_SITE_3.jpg
share print
Celebre no MMIPO o Dia Nacional dos Centros Históricos 2017
⌚ 24.03.2017
Entrada Livre nas atividades programadas

O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto preparou-se para assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos 2017. Em pleno centro histórico da cidade invicta, o Museu que revela a história da cidade apresenta uma programação especial, de entrada livre, para comemorar a data.


PROGRAMA


25 março | 11h00

Percurso Orientado | A ação da Misericórdia do Porto dentro e fora da muralha fernandina: os hospitais e a cadeia

Sinopse | O percurso inicia-se no MMIPO com um enquadramento sobre a ação da Misericórdia do Porto ao longo de mais de 500 anos. Seguidamente, os visitantes percorrerão a Rua das Flores, na qual se fará uma referência ao Hospital de D. Lopo, a primeira unidade de cuidados de saúde construída na cidade, precisamente pela Misericórdia do Porto . Chegados à Cordoaria, os participantes terão oportunidade de conhecer o papel assistencial que a SCMP desempenhou na Cadeia da Relação e na Casa da Roda do Porto. O percurso termina diante do Hospital de Santo António, onde se fará uma abordagem acerca da história deste edifício da Misericórdia do Porto na cidade.

Inscrição obrigatória | publicos@mmipo.scmp.pt


25 março | 15h00

Percurso Orientado | Do Maneirismo à Arte Nova: percurso pelos marcos da arquitectura da Misericórdia do Porto

Sinopse | O percurso inicia-se no MMIPO com a visita à Igreja da Misericórdia, testemunho da arquitetura maneirista e barroca, e à Galeria dos Benfeitores, exemplar da Arquitetura do Ferro. Depois, os visitantes percorrerão a Rua das Flores, na qual se fará uma breve referência ao Hospital de D. Lopo. Modelo do novo urbanismo da cidade, a Rua das Flores foi-se afirmando ao longo dos tempos, como espaço residencial da fidalguia portuense e como polo comercial. Chegados à Cordoaria, o enfoque irá para o Hospital de Santo António diante do qual se fará uma abordagem acerca da história, da arquitetura e da importância deste edifício neoclássico na cidade. O percurso terminará diante de outro edifício pertencente à Misericórdia, marco da Arte Nova na cidade - a Casa n.º 28 da Rua Galeria de Paris.

Inscrição obrigatória | publicos@mmipo.scmp.pt


25 março | 18h00

Concerto da Academia de Música de Paços de Brandão

A Orquestra da Academia de Música de Paços de Brandão, dirigida por Hélder Tavares, interpreta obras de compositores consagrados como Mendelssohn e Schubert.

Igreja Privativa da Misericórdia do Porto


top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.