Programação São João no MMIPO - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/Slideshow/2017/2017-06-24%20S%C3%A3o%20Jo%C3%A3o%20MMIPO/S%C3%A3o%20Jo%C3%A3o%20Site.png
share print
Programação São João no MMIPO
⌚ 14.06.2017
Museu e Igreja da Misericórdia do Porto

O MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto associa-se às festividades da cidade em honra de São João, apresentando propostas inseridas no Circuito de São João e integradas na Agenda Cultural da Misericórdia do Porto.

Consulte a Agenda Cultural na íntegra AQUI


A Festa de São João no Porto é uma celebração com longa e marcada tradição na cidade, tratando-se de uma festividade católica em que se celebra o nascimento de São João Batista.

Entre arraiais, bailes, sardinhas assadas, martelinhos e alhos-porros, uma visita à Igreja Privativa da Misericórdia do Porto para ver a Cabeça-Relicário de São João Batista, exposta nesta época do ano, é já uma das tradições a cumprir por portuenses e turistas.


Programa São João no MMIPO 2017

Exposição | Cabeça-Relicário de São João Batista 

Data | 20 a 27 de junho 

Horário | 10h00 às 18h30

Local | Igreja da Misericórdia do Porto

Exposição da cabeça-relicário de São João Batista na capela da mesma invocação, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto. A cabeça-relicário de São João Batista pertence à capela instituída por volta de 1623, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto, por Baptista da Costa de Sá, boticário dos hospitais da instituição. A peça apresenta duas reservas com relíquias, sendo a mais visível a que se encontra na testa, sem nenhuma inscrição, mas que presumivelmente será a relíquia mencionada como sendo a de São João Batista. A segunda reserva encontra-se no pescoço, sendo pouco percetível devido à barba de São João, que parcialmente a oculta, possuindo a seguinte inscrição: "LIGNV[M] CRUCIS. S. [ANCTUM]. SUDARII. XPI." (Santo Lenho e Santo Sudário de Cristo). 


Visita-Percurso | Circuito de São João

Data | 24 de junho 

Horário | 17h00 às 19h00

Local | Igreja da Misericórdia do Porto

Integrado no Circuito de São João, o Percurso do Museu da Misericórdia à Ribeira do Porto resulta de uma parceria entre a Misericórdia do Porto e a Quadrante - Rotas  do Património. A atividade, integrada nas festividades da  cidade em honra de São João, vai  ser comentada por Dália Dias. Participação carece de inscrição prévia.


Informações | 220 906 960 | geral@mmipo.scmp.pt

top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.