Projeto apoia combate à solidão - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017.04.13%20DIS/IMG_4746.JPG
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017.04.13%20DIS/IMG_4774.JPG
https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2017/2017.04.13%20DIS/IMG_4769.JPG
share print
Projeto apoia combate à solidão
⌚ 13.04.2017

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Misericórdia do Porto, recebeu no passado mês de fevereiro 3 estágios (Clarisse Costa; Sara Santo; Wagner Júnior ) da Escola Superior de Educação do Porto do curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia (CTesP).

No âmbito do estágio curricular,  desenvolveram um projeto com os clientes do serviço de apoio domiciliário, com o objetivo de combater a solidão, o isolamento e a exclusão social, através de vários convívios, aumentando assim a autoestima, retirando o idoso do seu meio habitacional e desta forma melhorar a sua qualidade de vida.

No dia 12 realizou-se a 1.ª sessão do Projeto que tem como nome "Viver é Envelhecer Ativamente", escolhido em debate com os participantes. Nesta sessão foi utilizada uma dinâmica de grupo para a apresentação pessoal (teia do envolvimento) que promoveu o início do relacionamento entre os participantes, tendo sido este o primeiro contacto. No mesmo momento, foram apresentadas as atividades que irão realizar-se ao longo das sessões.

Em colaboração com o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) da esquadra do Bom Pastor desenvolveu-se uma ação de sensibilização, com o objetivo de alertar para os cuidados a adotar na prevenção de burlas, sendo este um risco constante nesta faixa etária da população.

Finalizou-se a primeira sessão com um lanche convívio para todos os participantes e colaboradores do SAD.



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.