Projeto ICTskills4All arranca com formação para promover competências digitais em idosos e pessoas carenciadas - Notícias - Santa Casa da Misericórdia do Porto

https://www.scmp.pt/assets/misc/img/noticias/2020/2020-07-30%20DIS/DSC_0047.png
share print
Projeto ICTskills4All arranca com formação para promover competências digitais em idosos e pessoas carenciadas
⌚ 30.07.2020
Centro de Acolhimento Social - D. Manuel Martins e da Casa da Rua - D. Lopo de Almeida

O Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing - www.porto4aageing.up.pt), em parceria com a Misericórdia do Porto, iniciou uma formação presencial para promover competências digitais em idosos e pessoas carenciadas, fomentando a inclusão social. 

A formação está neste momento a ser ministrada aos utentes do CAS - Centro de Acolhimento Social D. Manuel Martins e da Casa da Rua, em turmas intergeracionais (jovens adultos e seniores), com números reduzidos para que possam ser cumpridas as regras recomendadas pela DGS.

Esta formação foi desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus+, ICTskills4All. O projeto ICTskills4All tem como objetivo explorar e testar práticas pedagógicas inovadoras e eficientes para o design e desenvolvimento de cursos e conteúdos educativos, direcionando-se à aquisição de competências digitais entre a população com mais de 55 anos cujas aptidões neste domínio sejam reduzidas. Com 5 países envolvidos, Bélgica, Letónia, Portugal, Polónia e Reino Unido, conta com uma equipa multidisciplinar, constituída por professores (educação de adultos), designers, gerontólogos e developers. 

O curso foi desenhado para que através de sessões, com atividades simples e jogos, os utilizadores adquiram competências digitais e ao mesmo tempo aumentem a sua confiança relativamente às mesmas, minimizando desta forma o sentimento de isolamento e fomentando a inclusão social, para além de promover práticas online seguras. 

Os alunos neste curso aprendem a conhecer o computador e os seus componentes, as ferramentas básicas, os diferentes programas, a navegar de forma segura na internet, a criar ferramentas de trabalho como o email, e muito mais. 

Para que a aprendizagem seja mais completa e contínua, após o curso, terão acesso ao site educativo do projeto, disponível brevemente, onde se poderão encontrar conteúdos concebidos tendo em conta as especificidades desta população. Mais informação sobre o projeto pode ser consultada AQUI



top bot
A utilização de cookies neste website tem como principal objetivo melhorar a sua experiência.
Ao clicar em qualquer link nesta página está a dar-nos a permissão para usar cookies.